Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaz, Daniel Juracy Mellado-
dc.creatorPaz, Daniel Juracy Mellado-
dc.date.accessioned2021-05-25T01:57:23Z-
dc.date.available2021-05-25T01:57:23Z-
dc.date.issued2018-10-
dc.identifier.citationPAZ, D. J. M. A pena, o pincel e a paisagem: literatura e pintura na educação do olhar dos viajantes oitocentistas no Brasil. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 5., 2018, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2018. Não paginado.pt_BR
dc.identifier.issn2358-6214-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33485-
dc.descriptionABSTRACT: The historical documents known as travelers' literature present us with contrasting material with the written records of the fist of Brazilians and even Portuguese. There is a significant difference in sensibility: of objects of interest, of the parameters of judgment, of what was valued, and even of the way of using the senses. The texts and engravings of the books reveal something more profound: that literature and drawing / painting are essential in the sensibility of visitors. The nineteenth century will be the century of landscape painting, journals and traveler literature, and imperialism - the expansion of colonial empires mapping the interior of the continents and poles, the transit of Europeans around the world. These three factors interpenetrate itself. The hypothesis is that the vision, the painting and the writing operated in mutual interaction. The search for landscapes was linked with the pictorial experience and the travel literature, read before and published after from the journey of the foreigner. To a lesser extent, the botanical references of European greenhouses and gardens also acted. The act of gazing gained depth as attention turned consciously to the perceptual act, albeit exogenously, coming from other areas. And it gained importance in the expansion of the areas visited, a whole world within the reach of the Europeans, and the growing importance given to the feelings, the sentimental life of each one, of the writers and the readers. Marking a deeper difference than would seem at first glance of the sensibility of the Brazilian literate class, and questioning the ways in which this influence took place.pt_BR
dc.description.abstractOs documentos históricos conhecidos como literatura dos viajantes nos apresentam um material contrastante com os registros escritos de punho de brasileiros e mesmo portugueses. Há uma significativa diferença de sensibilidade: dos objetos de interesse, dos parâmetros do juízo, do que era valorado e mesmo da maneira de empregar os sentidos. Os textos e gravuras dos livros revelam algo mais profundo: que a literatura e o desenho/ pintura são essenciais na sensibilidade dos visitantes. O século XIX será o século da pintura paisagística, dos diários e da literatura de viajantes, e do imperialismo – da expansão dos impérios coloniais mapeando o interior dos continentes e os pólos, do trânsito de europeus pelo mundo. Estes três fatores se interpenetram. A hipótese é que a visão, a pintura e a escrita operaram em mútua interação. A busca de paisagens se concatenava com a experiência pictórica e a literatura de viagem, lida antes e realizada a partir da jornada do estrangeiro. Em um grau menor, também atuavam as referências botânicas das estufas e jardins europeus. O ato de olhar ganhava profundidade na medida em que a atenção se voltava conscientemente para o ato perceptivo, ainda que de modo exógeno, advindo de outras áreas. E ganhava importância na expansão das áreas visitadas, um mundo inteiro ao alcance dos europeus, e da importância crescente dada às emoções, à vida sentimental de cada um, pelos escritores e pelos leitores. Marcando uma diferença mais profunda do que pareceria à primeira vista da sensibilidade da classe letrada brasileira, e pondo em questão as maneiras como se deu essa influência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFBApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttps://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27744pt_BR
dc.subjectCollective memorypt_BR
dc.subjectEscritos de viajantes - Séc. XIXpt_BR
dc.subjectMemória coletivapt_BR
dc.subjectTravelers' writings - 19th centurypt_BR
dc.titleA pena, o pincel e a paisagem: literatura e pintura na educação do olhar dos viajantes oitocentistas no Brasilpt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Faculdade de Arquitetura)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.