Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2197
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Tecnologias e novas educações |
Other Titles: | Revista Brasileira de Educação |
Authors: | Pretto, Nelson De Luca Pinto, Cláudio da Costa |
metadata.dc.creator: | Pretto, Nelson De Luca Pinto, Cláudio da Costa |
Abstract: | O artigo analisa a sociedade contemporânea, a partir das transformações do mundo científico, tecnológico, cultural, social e educacional, com o objetivo de fazer uma crítica a este. Considera importante a re-aproximação entre a cultura e a educação, entendidas no plural, e destas com as tecnologias da informação e comunicação (TIC). Aborda os avanços das TIC e os movimentos de concentração na propriedade dos meios de comunicação de massa, faz a sua crítica, e apresenta as propostas em andamento na Faculdade de Educação da UFBA para a formação de professores, considerando a necessidade de se repensar o sistema educacional, principalmente no que diz respeito às questões curriculares. Destaca a importância do movimento do software livre, enquanto portador de filosofia centrada na cooperação e no trabalho coletivo, ressaltando a importância desse movimento para a educação. |
Keywords: | tecnologia educacional educação e comunicação informática educativa Internet tecnologias da informação e comunicação (TIC) software livre teaching technology education and communication computer education informationand communication technology (ICT) open source software tecnología educacional educación y comunicación informática educativa tecnologías de la información y comunicación (TIC) sofware libre |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2197 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
a03v11n31.pdf | 102,08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.