Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/2197
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Tecnologias e novas educações
Título(s) alternativo(s): Revista Brasileira de Educação
Autor(es): Pretto, Nelson De Luca
Pinto, Cláudio da Costa
Autor(es): Pretto, Nelson De Luca
Pinto, Cláudio da Costa
Abstract: O artigo analisa a sociedade contemporânea, a partir das transformações do mundo científico, tecnológico, cultural, social e educacional, com o objetivo de fazer uma crítica a este. Considera importante a re-aproximação entre a cultura e a educação, entendidas no plural, e destas com as tecnologias da informação e comunicação (TIC). Aborda os avanços das TIC e os movimentos de concentração na propriedade dos meios de comunicação de massa, faz a sua crítica, e apresenta as propostas em andamento na Faculdade de Educação da UFBA para a formação de professores, considerando a necessidade de se repensar o sistema educacional, principalmente no que diz respeito às questões curriculares. Destaca a importância do movimento do software livre, enquanto portador de filosofia centrada na cooperação e no trabalho coletivo, ressaltando a importância desse movimento para a educação.
Palavras-chave: tecnologia educacional
educação e comunicação
informática educativa
Internet
tecnologias da informação e comunicação (TIC)
software livre
teaching technology
education and communication
computer education
informationand communication technology (ICT)
open source software
tecnología educacional
educación y comunicación
informática educativa
tecnologías de la información y comunicación (TIC)
sofware libre
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2197
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
a03v11n31.pdf102,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.