Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16327
metadata.dc.type: Tese
Title: Educação superior no Brasil: tendências e perspectivas da graduação em saúde no século XXI
Authors: Rocha, Marcelo Nunes Dourado
metadata.dc.creator: Rocha, Marcelo Nunes Dourado
Abstract: A problemática da formação de pessoal em saúde é atualmente um tema de interesse de vários pesquisadores da área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS), particularmente, em função do descompasso existente entre as demandas oriundas das mudanças que vem ocorrendo no sistema de saúde e as características do modelo de formação vigente, principalmente, no âmbito da educação superior. Alguns autores têm inclusive apontado que um dos “nós críticos“ do processo de Reforma Sanitária em curso no Brasil, qual seja, a inadequação do perfil profissional, técnico-científico e ético-político, dos egressos dos cursos universitários de saúde face à necessidade de reorganização dos processos de trabalho no setor, decorre, em grande medida, da manutenção de um modelo de formação de pessoal anacrônico cunhado sob influência de modelos de formação profissionalizantes baseados nas universidades européias do século XIX. Este cenário é agravado pela notável inércia da maioria das instituições de ensino superior conjugado com a incipiência de propostas políticas de mudança. Este projeto tem como propósito central contribuir para o conhecimento das características, tendências e perspectivas da formação de profissionais de saúde de nível superior face às transformações decorrentes da reorganização do Sistema de Serviços de Saúde no Brasil. É parte de uma linha de investigações que, examinando a implantação de inovações nos modelos de formação superior em saúde, busca contribuir para a superação da etapa atual de formação profissionalizante em direção a uma concepção que valoriza a formação crítica dos sujeitos envolvidos no trabalho em saúde.
Keywords: Formação de Recursos Humanos em Saúde
Educação Superior em Saúde
Ensino Superior em Saúde
Ensino de Graduação em Saúde
Bacharelado Interdisciplinar em Saúde
metadata.dc.subject.cnpq: Saúde Coletiva
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: ISC-UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16327
Issue Date: 7-Oct-2014
Appears in Collections:Tese (ISC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE MARCELO DOURADO. 2014.pdf2,11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.