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dc.contributor.advisorAlmeida Filho, Naomar Monteiro de-
dc.contributor.authorRocha, Marcelo Nunes Dourado-
dc.creatorRocha, Marcelo Nunes Dourado-
dc.date.accessioned2014-10-07T13:58:10Z-
dc.date.available2014-10-07T13:58:10Z-
dc.date.issued2014-10-07-
dc.date.submitted2014-02-11-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16327-
dc.description.abstractA problemática da formação de pessoal em saúde é atualmente um tema de interesse de vários pesquisadores da área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS), particularmente, em função do descompasso existente entre as demandas oriundas das mudanças que vem ocorrendo no sistema de saúde e as características do modelo de formação vigente, principalmente, no âmbito da educação superior. Alguns autores têm inclusive apontado que um dos “nós críticos“ do processo de Reforma Sanitária em curso no Brasil, qual seja, a inadequação do perfil profissional, técnico-científico e ético-político, dos egressos dos cursos universitários de saúde face à necessidade de reorganização dos processos de trabalho no setor, decorre, em grande medida, da manutenção de um modelo de formação de pessoal anacrônico cunhado sob influência de modelos de formação profissionalizantes baseados nas universidades européias do século XIX. Este cenário é agravado pela notável inércia da maioria das instituições de ensino superior conjugado com a incipiência de propostas políticas de mudança. Este projeto tem como propósito central contribuir para o conhecimento das características, tendências e perspectivas da formação de profissionais de saúde de nível superior face às transformações decorrentes da reorganização do Sistema de Serviços de Saúde no Brasil. É parte de uma linha de investigações que, examinando a implantação de inovações nos modelos de formação superior em saúde, busca contribuir para a superação da etapa atual de formação profissionalizante em direção a uma concepção que valoriza a formação crítica dos sujeitos envolvidos no trabalho em saúde.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de Recursos Humanos em Saúdept_BR
dc.subjectEducação Superior em Saúdept_BR
dc.subjectEnsino Superior em Saúdept_BR
dc.subjectEnsino de Graduação em Saúdept_BR
dc.subjectBacharelado Interdisciplinar em Saúdept_BR
dc.titleEducação superior no Brasil: tendências e perspectivas da graduação em saúde no século XXIpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coTeixeira, Carmen Fontes de Souza-
dc.contributor.refereesHaddad, Ana Estela-
dc.contributor.refereesDal Poz, Mario Roberto-
dc.contributor.refereesPinto, Isabela Matos Cardoso-
dc.contributor.refereesTeixeira, Carmen Fontes de Souza-
dc.publisher.departamentInstituto de Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Coletivapt_BR
dc.publisher.initialsISC-UFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqSaúde Coletivapt_BR
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