Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1386
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Transdisciplinaridade, Multirreferencialidade e Currículo
Other Titles: Revista da FACED
Authors: Fagundes, Norma Carapiá
Burnham, Teresinha Fróes
metadata.dc.creator: Fagundes, Norma Carapiá
Burnham, Teresinha Fróes
Abstract: O propósito do presente artigo é tentar precisar melhor os termos transdisciplinaridade e multirreferencialidade, buscando identificar possibilidades e limites de cada um para a fundamentação de processos de transformação dos currículos escolares. O artigo inicia com um breve delineamento de problemas na organização desses currículos, gerados pela excessiva fragmentação e compartimentalização do ensino. Examina, em seguida, as abordagens transdisciplinar e multirrefencial, ressaltando as principais diferenças entre elas. Conclui com a discussão de algumas demandas sociais colocadas para o currículo e como cada uma das abordagens estudadas pode contribuir para o encaminhamento de tais demandas.
Keywords: Transdisciplinaridade
multirreferencialidade
complexidade
currículo
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1386
Issue Date: 2001
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013.pdf109,17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.