Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1386
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Transdisciplinaridade, Multirreferencialidade e Currículo |
Other Titles: | Revista da FACED |
Authors: | Fagundes, Norma Carapiá Burnham, Teresinha Fróes |
metadata.dc.creator: | Fagundes, Norma Carapiá Burnham, Teresinha Fróes |
Abstract: | O propósito do presente artigo é tentar precisar melhor os termos transdisciplinaridade e multirreferencialidade, buscando identificar possibilidades e limites de cada um para a fundamentação de processos de transformação dos currículos escolares. O artigo inicia com um breve delineamento de problemas na organização desses currículos, gerados pela excessiva fragmentação e compartimentalização do ensino. Examina, em seguida, as abordagens transdisciplinar e multirrefencial, ressaltando as principais diferenças entre elas. Conclui com a discussão de algumas demandas sociais colocadas para o currículo e como cada uma das abordagens estudadas pode contribuir para o encaminhamento de tais demandas. |
Keywords: | Transdisciplinaridade multirreferencialidade complexidade currículo |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1386 |
Issue Date: | 2001 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (FACED) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.