Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/1386
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Transdisciplinaridade, Multirreferencialidade e Currículo
Título(s) alternativo(s): Revista da FACED
Autor(es): Fagundes, Norma Carapiá
Burnham, Teresinha Fróes
Autor(es): Fagundes, Norma Carapiá
Burnham, Teresinha Fróes
Abstract: O propósito do presente artigo é tentar precisar melhor os termos transdisciplinaridade e multirreferencialidade, buscando identificar possibilidades e limites de cada um para a fundamentação de processos de transformação dos currículos escolares. O artigo inicia com um breve delineamento de problemas na organização desses currículos, gerados pela excessiva fragmentação e compartimentalização do ensino. Examina, em seguida, as abordagens transdisciplinar e multirrefencial, ressaltando as principais diferenças entre elas. Conclui com a discussão de algumas demandas sociais colocadas para o currículo e como cada uma das abordagens estudadas pode contribuir para o encaminhamento de tais demandas.
Palavras-chave: Transdisciplinaridade
multirreferencialidade
complexidade
currículo
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1386
Data do documento: 2001
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013.pdf109,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.