Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11576
Tipo: Outros
Título: Escola do campo: do chão concreto da escola para a compreensão da educação na sua totalidade visando a emancipação do ensino e do educador
Autor(es): Café, Agnaldo
Silva, Leda
Melo, Pedro
Autor(es): Café, Agnaldo
Silva, Leda
Melo, Pedro
Abstract: O Trabalho apresenta uma análise dos estudantes/professores em exercício que estão realizando o Curso de Licenciatura em Educação do Campo da FACED/UFBA. O Curso de Licenciatura em Educação do Campo é uma experiência piloto de formação de professores para a escola do Campo, desenvolvida por quatro Instituições Federais, a saber a UFBA, UFS, UnB, UFMG e visa formar professores para atuação nos anos finais do ensino fundamental 6º a 9º anos e, no Ensino Médio. É questionada a lógica no trato com o conhecimento visando uma consistente base teórica dos estudantes partindo do método que permite estabelecer nexos, relações e determinações entre o mais geral – a sociedade capitalista, o particular da educação e, em especial a escola do campo Provisoriamente conclui-se que, o curso de Licenciatura em Educação do Campo vem contribuindo, com suas bases teórico-metodológicas, para uma formação consistente de professores que atuarão no campo, a partir do complexo temático “Terra-Trabalho-Educação” e do materialismo – histórico dialético, enquanto lógica e teoria do conhecimento que fundamenta o projeto político pedagógico do curso. A reivindicação é para que o curso se torne regular e permanente na FACED/UFBA.
Palavras-chave: ESCOLA DO CAMPO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Editora / Evento / Instituição: Rascunho Digital
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11576
Data do documento: 20-Nov-2010
Aparece nas coleções:Outros (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESCOLA DO CAMPO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.pdf159,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.