Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/11072
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | A formação de professores e a utilização das tecnologias de informação e comunicação nos cursos de licenciatura da Universidade do Estado da Bahia campus II – Alagoinhas - Bahia |
Autor : | Fonseca, Daisy Oliveira da Costa Lima |
metadata.dc.creator: | Fonseca, Daisy Oliveira da Costa Lima |
Resumen : | O trabalho analisa as relações que os estudantes e os professores dos cursos de licenciatura na UNEB Campus II estabelecem com as tecnologias de informação e comunicação na sua formação. O aporte teórico utilizado aponta que a presença dessas tecnologias digitais nos processos formativos favorece a ação do professor, altera as relações de espaço, de tempo e a comunicação entre estudantes e professores. Essas trocas ampliam o espaço da sala de aula, com a utilização da internet para o envio e recebimento de informações e, ainda, possibilitam o processo de comunicação que ocorre em distintos momentos, a exemplo dos e-mails, listas e outras opções disponíveis na web. O caminho metodológico adotado neste trabalho situa-se nas proposições das pesquisas de caráter qualitativo etnográfico, vinculado à investigação da formação do professor. Foi realizada uma pesquisa com os estudantes e professores dos cursos de licenciatura em Biologia, História, Letras e Matemática. Os instrumentos de pesquisa adotados foram o questionário e a entrevista semi-estruturada. Na pesquisa foi detectada que são os estudantes que trazem as tecnologias de informação e comunicação, em especial, a nternet, para o espaço de sala de aula. Eles “navegam nas grandes ondas da rede mundial de computadores e invadem as salas de aula”. Desse modo, os estudantes trazem para os espaços das salas de aula seus conhecimentos sobre a navegação na internet e os professores precisam acolher essas demandas, deixando a lógica instituída ao longo do tempo, do primado da transmissão/explicação dos conteúdos programáticos, e imergirem nesses desafios do conhecimento. Com relação à infraestrutura na área de informática do Campus II da UNEB foram detectadas sérias carências, no que se refere aos equipamentos eletrônicos e ao acesso à internet. Entretanto, mesmo com essas limitações, estudantes e professores buscam ultrapassá-las com iniciativas individuais, no sentido de inserir as tecnologias nos cursos de licenciatura. Assim, os resultados deste trabalho apontam que, na formação inicial do professor, é preciso ousar, enfrentar desafios e compartilhar com os estudantes, a facilidade e naturalidade com que aprendem e utilizam os suportes telemáticos no processo educacional. |
Palabras clave : | Estudantes Formação de professor Licenciaturas Tecnologia de informação e comunicação Educations courses Students Information and communication technologies |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11072 |
Fecha de publicación : | 2008 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PGEDU) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dayse Fonseca_tese.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.