Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10854
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | A história da química possibilitando o conhecimento da natureza da ciência e uma abordagem contextualizada de conceitos químicos : um estudo de caso numa disciplina do curso de química da UFBA |
Authors: | Oki, Maria da Conceição Marinho |
metadata.dc.creator: | Oki, Maria da Conceição Marinho |
Abstract: | Nesta tese relatamos um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de uma aproximação entre a História e Filosofia da Ciência da educação científica através da utilização do ensino de História da Química. Visávamos auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu nossa intervenção como professora/ investigadora na disciplina História da Química (QUI 040), lotada no Departamento de Química Geral e Inorgânica da UFBA e teve um caráter exploratório utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa. A investigação didática foi realizada em duas partes: inicialmente identificamos concepções prévias sobre aspectos da natureza da ciência dos alunos e avaliamos variações em tais concepções, influenciadas por uma abordagem explícita de conteúdos de História e Filosofia da Ciência; na segunda parte, trabalhamos com a contextualização histórica dos conceitos químicos para ajudar na compreensão desses conceitos. Este estudo envolveu, também, a análise da apresentação de alguns conteúdos e conceitos científicos nos livros didáticos, tendo como principal referencial teórico a História e Filosofia da Ciência. Os resultados obtidos demonstraram que a disciplina História da Química foi um espaço importante para os alunos conhecerem melhor a natureza da ciência e aprenderem de forma significativa conceitos químicos. Os alunos conseguiram adquirir concepções menos ingênuas e simplistas sobre a natureza da ciência e manifestaram uma maior compreensão de conceitos como a quantidade de matéria e mol. Concluímos que o referencial histórico-epistemológico contribuiu para que os estudantes de Química envolvidos neste trabalho adquirissem uma imagem de ciência mais contextualizada, possibilitando uma melhor formação inicial. |
Keywords: | Aprendizagem de conceitos químicos Educação Learning Nature of science History and philosophy of science História e filosofia da ciência Natureza da ciência Ensino de química Livros didáticos |
Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10854 |
Issue Date: | 2006 |
Appears in Collections: | Tese (PGEDU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Oki, Maria da Conceicao Parte 1.pdf | parte 1 | 2,07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Oki, Maria da conceicao Parte 2.pdf | parte 2 | 1,63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.