Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10854
Tipo: Tese
Título: A história da química possibilitando o conhecimento da natureza da ciência e uma abordagem contextualizada de conceitos químicos : um estudo de caso numa disciplina do curso de química da UFBA
Autor(es): Oki, Maria da Conceição Marinho
Autor(es): Oki, Maria da Conceição Marinho
Abstract: Nesta tese relatamos um estudo de caso que teve como objetivo explorar as potencialidades de uma aproximação entre a História e Filosofia da Ciência da educação científica através da utilização do ensino de História da Química. Visávamos auxiliar os alunos na compreensão da natureza da ciência e no aprendizado de conceitos químicos. O estudo envolveu nossa intervenção como professora/ investigadora na disciplina História da Química (QUI 040), lotada no Departamento de Química Geral e Inorgânica da UFBA e teve um caráter exploratório utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa. A investigação didática foi realizada em duas partes: inicialmente identificamos concepções prévias sobre aspectos da natureza da ciência dos alunos e avaliamos variações em tais concepções, influenciadas por uma abordagem explícita de conteúdos de História e Filosofia da Ciência; na segunda parte, trabalhamos com a contextualização histórica dos conceitos químicos para ajudar na compreensão desses conceitos. Este estudo envolveu, também, a análise da apresentação de alguns conteúdos e conceitos científicos nos livros didáticos, tendo como principal referencial teórico a História e Filosofia da Ciência. Os resultados obtidos demonstraram que a disciplina História da Química foi um espaço importante para os alunos conhecerem melhor a natureza da ciência e aprenderem de forma significativa conceitos químicos. Os alunos conseguiram adquirir concepções menos ingênuas e simplistas sobre a natureza da ciência e manifestaram uma maior compreensão de conceitos como a quantidade de matéria e mol. Concluímos que o referencial histórico-epistemológico contribuiu para que os estudantes de Química envolvidos neste trabalho adquirissem uma imagem de ciência mais contextualizada, possibilitando uma melhor formação inicial.
Palavras-chave: Aprendizagem de conceitos químicos
Educação
Learning
Nature of science
History and philosophy of science
História e filosofia da ciência
Natureza da ciência
Ensino de química
Livros didáticos
Editora / Evento / Instituição: Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/10854
Data do documento: 2006
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oki, Maria da Conceicao Parte 1.pdfparte 12,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Oki, Maria da conceicao Parte 2.pdfparte 21,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.