Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Richard Michael-
dc.date.accessioned2025-06-06T18:23:44Z-
dc.date.available2025-06-06T18:23:44Z-
dc.date.issued2011-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/42267-
dc.description.abstractThis thesis-project was developed to evaluate how certain urban areas can expect from a socio-economic development of their creative assets and, therefore, had three main steps. The first consisted of the survey from the theoretical analysis of related concepts such as culture, through its various manifestations, can produce economic goods and services. Following the line of thought comes to the creative industries theme showing its evolution to an even broader concept, the Creative Economy, as well as the creativity present in certain areas can conform the creative territory, and this was constituted as a major milestone this theoretical work. The second stage is held in the characterization of territory from the document produced by the Government of Bahia in partnership with UNESCO, entitled Participatory Rehabilitation Plan of the Old Town of Salvador, chosen as the empirical object of this dissertation. This paper presents a diagnosis of the territory, focusing on historical, social, economic, environmental and all variables due to each of them, the end has an action plan built collectively by government, civil society and local actors. The third stage sought information from the conceptual frameworks of creative Territory interrelating them with the analysis of the Rehabilitation Plan to take out the interventions consistent with the theoretical frameworks adopted and complement the existing development plan. The propositions have the intention to point out perspectives and suggest actions to improve the socioeconomic development of the Old Town through the creative use of existing assets and potential, with the intention of providing improved quality of life of population and sustainable development of the territory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomia da culturapt_BR
dc.subjectIndústrias criativaspt_BR
dc.subjectEconomia criativapt_BR
dc.subjectCidades criativaspt_BR
dc.subjectTerritórios criativospt_BR
dc.subjectCentro Antigo de Salvadorpt_BR
dc.subject.otherCultural economicspt_BR
dc.subject.otherCreative industriespt_BR
dc.subject.otherCreative economypt_BR
dc.subject.otherCreative citiespt_BR
dc.subject.otherCreative territoriespt_BR
dc.subject.otherThe old centre of Salvadorpt_BR
dc.titleO centro antigo de Salvador como território criativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Fábio Almeida-
dc.contributor.referee1Ferreira, Fábio Almeida-
dc.contributor.referee2Fischer, Tânia Maria Diederichs-
dc.contributor.referee3Lages, Vinicius Nobre-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7279202719943198pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação-projeto foi desenvolvida com o objetivo de avaliar como determinados espaços urbanos podem descrever um desenvolvimento socioeconômico a partir dos seus ativos criativos e, para isso, contou com três etapas principais. A primeira delas consistiu no levantamento dos referenciais teóricos a partir da análise dos conceitos relacionados em como a cultura, através das suas mais diversas manifestações, pode gerar bens e serviços econômicos. Seguindo a linha de pensamento, chega-se ao tema Indústrias Criativas, mostrando sua evolução para um conceito mais ampliado, o de Economia Criativa, e ainda, como a criatividade presente em determinados espaços pode conformar os Territórios Criativos, sendo que esse se constituiu como principal marco teórico deste trabalho. A segunda etapa deteve-se na caracterização do território a partir do documento produzido pelo Governo da Bahia em parceria com a UNESCO, intitulado Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, escolhido como objeto empírico desta dissertação. Esse documento apresenta um diagnóstico do território, abordando aspectos históricos, sociais, econômicos, ambientais e todas as variáveis decorrentes de cada um deles, ao final apresenta um plano de intervenção construído coletivamente pelos poderes públicos, sociedade civil e atores locais. O terceiro objetivo buscou elementos a partir das referências conceituais de Território Criativo inter-relacionando-os com a análise do Plano de Reabilitação, para daí extrair as propostas de intervenção de forma coerente com os referenciais teóricos adotados e complementar ao plano de desenvolvimento existente. As proposições apresentadas têm a pretensão de indicar perspectivas e sugerir ações como incrementar o desenvolvimento socioeconômico do Centro Antigo através do aproveitamento dos ativos criativos existentes e potenciais, com a intenção de proporcionar melhoria qualidade de vida da população residente e desenvolvimento sustentado do território.pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.type.degreeMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O CENTRO ANTIGO DE SALVADOR COMO TERRITÓRIO CRIATIVO.pdfDissertação - Richard Michael Alves1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.