Skip navigation
Ir para o conteúdo
GovBR
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41580
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Mauricio Santil.-
dc.date.accessioned2025-03-26T17:36:01Z-
dc.date.available2025-03-26T17:36:01Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/41580-
dc.description.abstractThis thesis has as object of study the three-dimensional sculptural experimentations and poetic perceptions in the process of interaction between urban beings and the human/urban space, starting from the creation of a visual artistic poetics inserted in the space, with the sense of amplifying symbolic apprehensions arising from the observation of the experiences in everyday life and questions related to contemporary urban life, in a language that unites Brazilian Art, Toy Art and contemporary art. The work “Bicho Homem” is the object that converges all this, where the work of art serves to channel these impressions. In this sense, considering the political public space, of reflection and exercise of citizenship, exhibiting in public and private spaces was to seek to activate contents about the way we occupy the space and how art participates in this debate. Thus, the present work is a continuation of the artistic work to interpret the experiences of the creative experience with sculptures on the street or in closed public spaces of Salvador, Bahia, Brasil through the reflections of thinkers such as Adam Rutherford (2020), Almandrade (2008), Aroldo Rodrigues (2022), Carl Jung (2016), Catherine Millet (1997), Claire Brown (2007), Cristina Freire (1997), Jean Chevalier (2020), José Cortés (2008), Maurice Merleau Ponty (1999), Michel de Certeau (2014), Michel Maffesoli (2007), Milton Santos (2006), Miwon Kwon (2009), Nanci Novais (2010), Nicolas Bourriaud (2009), Paola Berenstein (2015), Richard Sennet (1988), Rutger Bregman (2021), Sandra Rey (2002), Vera Maria Pallamin (2002) and Yuval Harari (2020).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContemporâneopt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectEsculturapt_BR
dc.subject.otherCitypt_BR
dc.subject.otherContemporarypt_BR
dc.subject.otherSpacept_BR
dc.subject.otherSculpturept_BR
dc.titleBicho-homem: experimentações tridimensionais sobre percepções poéticas do humano no espaço urbanopt_BR
dc.title.alternativeBicho-Homem: three-dimensional experiments on poetic perceptions of the human in urban space.pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Roaleno Ribeiro Amâncio-
dc.contributor.referee1Costa, Roaleno Ribeiro Amâncio-
dc.contributor.referee2Oliveira, Paulo Roberto Ferreira-
dc.contributor.referee3Guimarães, Ricardo-
dc.contributor.referee4Nunes, Lilian do Amaral-
dc.contributor.referee5Novais, Nanci Santos-
dc.creator.LattesCV: http://lattes.cnpq.br/6919005272916791pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objeto de estudo as experimentações escultóricas tridimensionais sobre as percepções do processo de interação entre seres humanos e o espaço urbano, partindo da criação de uma poética visual inserida no espaço, com o sentido de amplificar apreensões simbólicas advindas da observação das experiências no cotidiano e indagações relacionadas à vida urbana contemporânea, em uma linguagem que une arte brasileira, Toy Art e arte contemporânea. A obra “Bicho-Homem” é o objeto que converge tudo isso, onde a obra de arte serve para canalizar essas impressões. Nesse sentido, considerando o espaço urbano político, de reflexão e exercício da cidadania, expor aí é buscar ativar conteúdos sobre a forma como ocupamos o espaço e como a arte participa neste debate. Assim, o presente trabalho é um prosseguimento da obra artística para interpretar as vivências da experiência criativa com as esculturas instaladas no espaço público de Salvador, Bahia, Brasil através das reflexões de pensadores como Adam Rutherford (2020), Almandrade (2008), Aroldo Rodrigues (2022), Carl Jung (2016), Catherine Millet (1997), Claire Brown (2007), Cristina Freire (1997), Jean Chevalier (2020), José Cortés (2008), Maurice Merleau Ponty (1999), Michel de Certeau (2014), Michel Maffesoli (2007), Milton Santos (2006), Miwon Kwon (2009), Nanci Novais (2010), Nicolas Bourriaud (2009), Paola Berenstein (2015), Richard Sennet (1988), Rutger Bregman (2021), Sandra Rey (2002), Vera Maria Pallamin (2002) e Yuval Harari (2020).pt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.type.degreeDoutoradopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGAV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0509 Tese_Santil_ Revisao vf (2).pdftese MAURICIO SANTIL SANTOS PPGAV UFBA10,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.