https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41580
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Bicho-homem: experimentações tridimensionais sobre percepções poéticas do humano no espaço urbano |
Otros títulos : | Bicho-Homem: three-dimensional experiments on poetic perceptions of the human in urban space. |
metadata.dc.creator: | Santos, Mauricio Santil. |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Costa, Roaleno Ribeiro Amâncio |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Roaleno Ribeiro Amâncio |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Paulo Roberto Ferreira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Guimarães, Ricardo |
metadata.dc.contributor.referee4: | Nunes, Lilian do Amaral |
metadata.dc.contributor.referee5: | Novais, Nanci Santos |
metadata.dc.description.resumo: | Esta tese tem como objeto de estudo as experimentações escultóricas tridimensionais sobre as percepções do processo de interação entre seres humanos e o espaço urbano, partindo da criação de uma poética visual inserida no espaço, com o sentido de amplificar apreensões simbólicas advindas da observação das experiências no cotidiano e indagações relacionadas à vida urbana contemporânea, em uma linguagem que une arte brasileira, Toy Art e arte contemporânea. A obra “Bicho-Homem” é o objeto que converge tudo isso, onde a obra de arte serve para canalizar essas impressões. Nesse sentido, considerando o espaço urbano político, de reflexão e exercício da cidadania, expor aí é buscar ativar conteúdos sobre a forma como ocupamos o espaço e como a arte participa neste debate. Assim, o presente trabalho é um prosseguimento da obra artística para interpretar as vivências da experiência criativa com as esculturas instaladas no espaço público de Salvador, Bahia, Brasil através das reflexões de pensadores como Adam Rutherford (2020), Almandrade (2008), Aroldo Rodrigues (2022), Carl Jung (2016), Catherine Millet (1997), Claire Brown (2007), Cristina Freire (1997), Jean Chevalier (2020), José Cortés (2008), Maurice Merleau Ponty (1999), Michel de Certeau (2014), Michel Maffesoli (2007), Milton Santos (2006), Miwon Kwon (2009), Nanci Novais (2010), Nicolas Bourriaud (2009), Paola Berenstein (2015), Richard Sennet (1988), Rutger Bregman (2021), Sandra Rey (2002), Vera Maria Pallamin (2002) e Yuval Harari (2020). |
Resumen : | This thesis has as object of study the three-dimensional sculptural experimentations and poetic perceptions in the process of interaction between urban beings and the human/urban space, starting from the creation of a visual artistic poetics inserted in the space, with the sense of amplifying symbolic apprehensions arising from the observation of the experiences in everyday life and questions related to contemporary urban life, in a language that unites Brazilian Art, Toy Art and contemporary art. The work “Bicho Homem” is the object that converges all this, where the work of art serves to channel these impressions. In this sense, considering the political public space, of reflection and exercise of citizenship, exhibiting in public and private spaces was to seek to activate contents about the way we occupy the space and how art participates in this debate. Thus, the present work is a continuation of the artistic work to interpret the experiences of the creative experience with sculptures on the street or in closed public spaces of Salvador, Bahia, Brasil through the reflections of thinkers such as Adam Rutherford (2020), Almandrade (2008), Aroldo Rodrigues (2022), Carl Jung (2016), Catherine Millet (1997), Claire Brown (2007), Cristina Freire (1997), Jean Chevalier (2020), José Cortés (2008), Maurice Merleau Ponty (1999), Michel de Certeau (2014), Michel Maffesoli (2007), Milton Santos (2006), Miwon Kwon (2009), Nanci Novais (2010), Nicolas Bourriaud (2009), Paola Berenstein (2015), Richard Sennet (1988), Rutger Bregman (2021), Sandra Rey (2002), Vera Maria Pallamin (2002) and Yuval Harari (2020). |
Palabras clave : | Contemporâneo Cidade Espaço Escultura |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE BELAS ARTES |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Belas Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/41580 |
Fecha de publicación : | 30-ago-2024 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGAV) |
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
0509 Tese_Santil_ Revisao vf (2).pdf | tese MAURICIO SANTIL SANTOS PPGAV UFBA | 10,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.