Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38746
Tipo: Tese
Título: Educação Física em Salvador: narrativas de uma história
Autor(es): Lemos, Maria Elisa Gomes
Primeiro Orientador: Rocha Junior, Coriolano Pereira da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Romilson Augusto dos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, José Ney do Nascimento
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Cleverson Suzart
metadata.dc.contributor.referee4: Faro, Carmen Lilia da Cunha
metadata.dc.contributor.referee5: Rocha Junior, Coriolano Pereira da
Resumo: O estudo em tela aborda a constituição da primeira turma de Educação Física na Bahia e suas memórias. Nosso objetivo é trazer a tona os aspectos, fatores e dados que configuram a necessidade de identificar, apresentar, interpretar e significar as impressões e versões de pessoas que fizeram parte direta dessa história, sem a preocupação com uma narrativa linear a fim de disponibilizar elementos que permitam a identificação e compreensão de como se deram suas trajetórias. A justificativa passa por criar mecanismos significativos de compreensão das relações desta área e de seus desenvolvimento, a partir das peculiaridades e especificidades do vivido em Salvador. Por fim, dar visibilidade, ouvido e voz a quem fez parte direta destas histórias, traz um valor que se vale em si. Como metodologia lidaremos com a Nova História, haja vista que se trata aqui de demonstrar e analisar os dados e fatos que configuraram trajetórias de áreas que são específicas e ao mesmo tempo se ligam. Sendo assim, trabalharemos com os aspectos teórico-metodológicos da História cultural. Usaremos como fontes a literatura já produzida sobre o tema, às informações de periódicos baianos de época e as falas de personagens atuantes na cena. Como instrumentos, utilizaremos a entrevista semi estruturada. Como resultados possíveis temos a expectativa de identificar e visibilizar pessoas que foram atuantes em áreas diferentes e ainda, estabelecer interpretações sobre campos diversos, suas coerências e ambiguidades, especificidades e relações.
Abstract: The study on screen addresses the constitution of the first Physical Education class in Bahia and its memories. Our objective is to bring to light the aspects, factors and data that configure the need to identify, present, interpret and signify the impressions and versions of people who were a direct part of this story, without concern for a linear narrative and this, in order to provide elements that allow the identification and understanding of how their trajectories took place. The justification involves creating significant mechanisms for understanding the relationships these area and your developments, in the same way, based on the peculiarities and specificities of what is experienced in Salvador. Finally, giving visibility, hearing and voice to those who were a direct part of these stories brings a value that makes use of itself. As a methodology, we will deal with the New History, given that it is about demonstrating and analyzing the data and facts that configure trajectories of areas that are specific and at the same time connected. Therefore, we will work with the theoretical-methodological aspects of cultural history. We will use as sources the literature already produced on the subject, information from periodicals from Bahia at the time, and the speeches of characters active in the scene. As instruments, we will use the semi structured interview. As possible results, we expect to identify and make visible people who were active in different areas and also to establish interpretations about different fields, their coherence and ambiguities, specificities and relationships.
Palavras-chave: UCSAL
Educação Física
Memórias
Educação física- Formação
Universidade Católica do Salvador
Memórias- Aspectos sociais
Atores - Narrativas pessoais
CNPq: Ciências humanas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38746
Data do documento: 27-Out-2023
Aparece nas coleções:FACED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeseElisaFinal.pdfTese Final Maria Elisa Gomes LEMOS - PPGE/UFBA2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons