Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38746
metadata.dc.type: | Tese |
Title: | Educação Física em Salvador: narrativas de uma história |
metadata.dc.creator: | Lemos, Maria Elisa Gomes |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Rocha Junior, Coriolano Pereira da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Romilson Augusto dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, José Ney do Nascimento |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Cleverson Suzart |
metadata.dc.contributor.referee4: | Faro, Carmen Lilia da Cunha |
metadata.dc.contributor.referee5: | Rocha Junior, Coriolano Pereira da |
metadata.dc.description.resumo: | O estudo em tela aborda a constituição da primeira turma de Educação Física na Bahia e suas memórias. Nosso objetivo é trazer a tona os aspectos, fatores e dados que configuram a necessidade de identificar, apresentar, interpretar e significar as impressões e versões de pessoas que fizeram parte direta dessa história, sem a preocupação com uma narrativa linear a fim de disponibilizar elementos que permitam a identificação e compreensão de como se deram suas trajetórias. A justificativa passa por criar mecanismos significativos de compreensão das relações desta área e de seus desenvolvimento, a partir das peculiaridades e especificidades do vivido em Salvador. Por fim, dar visibilidade, ouvido e voz a quem fez parte direta destas histórias, traz um valor que se vale em si. Como metodologia lidaremos com a Nova História, haja vista que se trata aqui de demonstrar e analisar os dados e fatos que configuraram trajetórias de áreas que são específicas e ao mesmo tempo se ligam. Sendo assim, trabalharemos com os aspectos teórico-metodológicos da História cultural. Usaremos como fontes a literatura já produzida sobre o tema, às informações de periódicos baianos de época e as falas de personagens atuantes na cena. Como instrumentos, utilizaremos a entrevista semi estruturada. Como resultados possíveis temos a expectativa de identificar e visibilizar pessoas que foram atuantes em áreas diferentes e ainda, estabelecer interpretações sobre campos diversos, suas coerências e ambiguidades, especificidades e relações. |
Abstract: | The study on screen addresses the constitution of the first Physical Education class in Bahia and its memories. Our objective is to bring to light the aspects, factors and data that configure the need to identify, present, interpret and signify the impressions and versions of people who were a direct part of this story, without concern for a linear narrative and this, in order to provide elements that allow the identification and understanding of how their trajectories took place. The justification involves creating significant mechanisms for understanding the relationships these area and your developments, in the same way, based on the peculiarities and specificities of what is experienced in Salvador. Finally, giving visibility, hearing and voice to those who were a direct part of these stories brings a value that makes use of itself. As a methodology, we will deal with the New History, given that it is about demonstrating and analyzing the data and facts that configure trajectories of areas that are specific and at the same time connected. Therefore, we will work with the theoretical-methodological aspects of cultural history. We will use as sources the literature already produced on the subject, information from periodicals from Bahia at the time, and the speeches of characters active in the scene. As instruments, we will use the semi structured interview. As possible results, we expect to identify and make visible people who were active in different areas and also to establish interpretations about different fields, their coherence and ambiguities, specificities and relationships. |
Keywords: | UCSAL Educação Física Memórias Educação física- Formação Universidade Católica do Salvador Memórias- Aspectos sociais Atores - Narrativas pessoais |
metadata.dc.subject.cnpq: | Ciências humanas |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Bahia |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) |
metadata.dc.rights: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38746 |
Issue Date: | 27-Oct-2023 |
Appears in Collections: | FACED |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TeseElisaFinal.pdf | Tese Final Maria Elisa Gomes LEMOS - PPGE/UFBA | 2,8 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License