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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Práticas de gestão do conhecimento: capacitação dos servidores do Instituto Federal do Espírito Santo
metadata.dc.creator: Gomes, Camila Dalfior
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Silvia Maria Leite de
metadata.dc.contributor.referee1: Silva Filho, Penildon
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Lanara Guimarães de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Tattiana Tessye Freitas da
metadata.dc.contributor.referee4: Almeida, Silvia Maria Leite de
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa se insere no âmbito do Mestrado Profissional da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, em uma perspectiva de construção colaborativa e interventiva, objetivou investigar a retomada da oferta da capacitação dos servidores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O objeto de estudo consistiu na investigação onde se discutiu a importância da capacitação dos servidores do Ifes para o sucesso da instituição, como também a relevância do uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC) nas formas de aprendizagem dentro de um projeto pedagógico. A pesquisa de natureza interventiva analisou o contexto de atuação da gestão de pessoas na promoção da capacitação, bem como a gestão do conhecimento como ferramenta de gestão no aprendizado dos servidores. A proposta metodológica desta pesquisa foi qualitativa e documental, a partir de questionário e legislação vigente. Além disso, foram abordados temas já trabalhados por outros colegas do Ifes, relacionados à capacitação e desenvolvimento dos servidores, para situar a pesquisa em um contexto mais amplo. A partir da pesquisa, foi feita uma análise do perfil dos servidores, buscando identificar as principais necessidades e demandas dos servidores em relação à capacitação. Como proposta interventiva, apresenta-se uma minuta de resolução que visa atender às demandas e necessidades identificadas pelos servidores, com proposição de soluções que possam contribuir para a melhoria da capacitação dos servidores na instituição.
Resumen : The present research is part of the Professional Master's program at the Federal University of Bahia (UFBA) and, from a collaborative and interventionist perspective, aimed to investigate the resumption of training for the employees of the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes). The object of study consisted of examining the importance of training for Ifes employees for the success of the institution, as well as the relevance of using information and communication technology (ICT) in learning methods within a pedagogical project. This interventionist research analyzed the context of human resources management in promoting training, as well as knowledge management as a tool for employee learning. The methodological approach of this research was qualitative and documentary, based on questionnaires and current legislation. Additionally, topics previously addressed by other colleagues at Ifes regarding employee training and development were also discussed to situate the research within a broader context. Through the research, an analysis of the employees' profiles was conducted to identify their main needs and demands regarding training. As an interventionist proposal, a draft resolution is presented to address the identified demands and needs of the employees, with suggested solutions that can contribute to improving employee training in the institution.
Palabras clave : Capacitação
Gestão do conhecimento
Gestão de pessoas
Servidores públicos
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências humanas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: EDUFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) 
metadata.dc.rights: CC0 1.0 Universal
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/
URI : https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37669
Fecha de publicación : 28-jul-2023
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional em Educação - Projeto de Intervenção (MPED)

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