Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36492
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Essencial para alguns, útil para todos: uma análise da acessibilidade digital em reportagens multimídia
Other Titles: Essential for some, useful for all: An analysis of digital accessibility in multimedia reporting
metadata.dc.creator: Santos, Gabriel Cerqueira Nunes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Vieira, Lívia de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Vieira, Lívia de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Beraldo, Carla Tonetto
metadata.dc.contributor.referee3: Barbosa, Suzana Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta um estudo a respeito da situação da acessibilidade digital nas grandes reportagens multimídia, no contexto do jornalismo digital. Nesse sentido, reflexões a respeito da inclusão das pessoas com deficiência, tanto socialmente, quanto mercadologicamente, são abordadas nesta monografia. O estudo tem como objetivo compreender como a acessibilidade digital está sendo executada por veículos jornalísticos nacionais e estrangeiros, por meio da análise de reportagens multimídia de referência. Metodologicamente, este trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa exploratória quali-quantitativa com dez reportagens finalistas de um prêmio internacional de jornalismo. A partir dos resultados, foi possível perceber que os veículos analisados ainda negligenciam práticas essenciais para a acessibilidade digital de seus conteúdos. Como conclusão, constatou-se a necessidade da indústria jornalística incorporar, de maneira mais assertiva, a acessibilidade digital nos seus processos de produção de conteúdo.
Abstract: This work presents a study about the situation of digital accessibility in large multimedia reports, in the context of digital journalism. In this sense, reflections on the inclusion of people with disabilities, both socially and in terms of marketing, are addressed in this monograph. The study aims to understand how digital accessibility is being implemented by national and foreign journalistic vehicles, through the analysis of reference multimedia reports. Methodologically, this work was carried out from a qualitative-quantitative exploratory research with ten shortlisted reports for an international journalism award. As a result, it was possible to perceive that the analyzed vehicles still neglect essential practices for the digital accessibility of their contents. In conclusion, there was a need for the journalistic industry to more assertively incorporate digital accessibility into its content production processes.
Keywords: Acessibilidade Digital
Reportagem Multimídia
Jornalismo Digital
UX Design
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36492
Issue Date: 29-Nov-2022
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Jornalismo (FACOM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Nunes - TCC - Versão Final-mesclado.pdf12,82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.