Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35916
metadata.dc.type: Dissertação
Title: LEITURA CRÍTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES DE GÊNERO
metadata.dc.creator: Nunes, Carla Mendes Aranha
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Daniele de
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Daniele de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Alvanita Almeida dos
metadata.dc.contributor.referee3: Mattos, Lavínia Neves dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Este memorial de formação, apresentado ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é resultado de um trabalho didático realizado nas aulas de Língua Portuguesa, na turma do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Isaac Marambaia, localizada em Barro Branco, Imbassahy, Mata de São João. Este trabalho teve como objetivo estimular as alunas, por meio da leitura, a perceberem discursos misóginos em textos de diferentes gêneros (músicas, propagandas de cerveja, entre outros) para que, por meio da leitura crítica, possam, diante de textos e contextos diversos, reconhecer os implícitos e refletir sobre as ideologias que perpassam os discursos e as relações de poder relacionados a questões de gênero e naturalizados na sociedade. Este trabalho está fundamentado em uma concepção interacionista de leitura (SOLÉ, 1998), tendo em vista que a leitura que se almeja é a leitura crítica (SILVA, 2009). Para alcançar os objetivos acionamos alguns pressupostos teóricos dos Estudos Críticos do Discurso (ECD), a partir da perspectiva de Van Dijk (2017), para quem o abuso de poder nas relações sociais pode ser combatido a partir da desnaturalização de determinados discursos veiculados em nossa sociedade. A metodologia adotada para este trabalho foi a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica uma vez que o professor-pesquisador esteve em constante interação com os alunos nas situações estudadas. Com este trabalho foram desenvolvidas e incentivadas posturas questionadoras nas alunas por meio de expansão das capacidades de julgamento, avaliação e apreciação de ideologias presentes em textos com os quais tiveram contato, e espera-se que assim o façam com tantos outros textos que tenham acesso.
Abstract: This training memorial, presented to the Professional Master in Letters (PROFLETRAS) Federal University of Bahia (UFBA), is the result of a didactic proposal project applied in Portuguese Language classes, in the 8th grade of Elementary School of Escola Municipal Deputado Isaac Marambaia, located in Barro Branco, Imbassahy, Mata de São João. This work aimed to encourage students, through reading, to perceive misogynistic discourses in texts of different genres (songs, beer advertisements, among others) to that, through critical reading, can, before different texts and contexts, perceive the implicit and reflect on the ideologies that permeate the discourses and power relations related to naturalized gender issues in society. This didactic proposal is based on an interactionist conception of reading (SOLÉ, 1998), considering that the intended reading is critical reading (SILVA, 2009). And in order to develop a critical reading in our students, we also triggered some theoretical assumptions of Critical Discourse Studies (ECD), from the perspective of Van Dijk (2017), for whom the abuse of power in social relations can be countered. from the denaturalization of certain discourses conveyed in our society. The methodology adopted for this work was the ethnographic qualitative research since the researcher-teacher will be in constant interaction with the students in the studied situations. With this work questioning attitudes were developed and encouraged in the students through the increasing development of judgment, evaluation and appreciation of ideologies present in texts with which they had contact and is expected to do so with many others. texts to which they will have access.
Keywords: Discurso
Gênero
Ideologia
Leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35916
Issue Date: 1-Oct-2019
Appears in Collections:Dissertação (PROFLETRAS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEMORIAL - LEITURA CRÍTICA.pdfCARLA MENDES ARANHA NUNES4,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.