Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Carla Mendes Aranha-
dc.date.accessioned2022-08-18T18:51:44Z-
dc.date.available2022-08-18T18:51:44Z-
dc.date.issued2019-10-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35916-
dc.description.abstractThis training memorial, presented to the Professional Master in Letters (PROFLETRAS) Federal University of Bahia (UFBA), is the result of a didactic proposal project applied in Portuguese Language classes, in the 8th grade of Elementary School of Escola Municipal Deputado Isaac Marambaia, located in Barro Branco, Imbassahy, Mata de São João. This work aimed to encourage students, through reading, to perceive misogynistic discourses in texts of different genres (songs, beer advertisements, among others) to that, through critical reading, can, before different texts and contexts, perceive the implicit and reflect on the ideologies that permeate the discourses and power relations related to naturalized gender issues in society. This didactic proposal is based on an interactionist conception of reading (SOLÉ, 1998), considering that the intended reading is critical reading (SILVA, 2009). And in order to develop a critical reading in our students, we also triggered some theoretical assumptions of Critical Discourse Studies (ECD), from the perspective of Van Dijk (2017), for whom the abuse of power in social relations can be countered. from the denaturalization of certain discourses conveyed in our society. The methodology adopted for this work was the ethnographic qualitative research since the researcher-teacher will be in constant interaction with the students in the studied situations. With this work questioning attitudes were developed and encouraged in the students through the increasing development of judgment, evaluation and appreciation of ideologies present in texts with which they had contact and is expected to do so with many others. texts to which they will have access.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subject.otherDiscoursept_BR
dc.subject.otherGenderpt_BR
dc.subject.otherIdeologypt_BR
dc.subject.otherReadingpt_BR
dc.titleLEITURA CRÍTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUESTÕES DE GÊNEROpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Daniele de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5889942218776022pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Daniele de-
dc.contributor.referee2Santos, Alvanita Almeida dos-
dc.contributor.referee3Mattos, Lavínia Neves dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5648819333966636pt_BR
dc.description.resumoEste memorial de formação, apresentado ao Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), é resultado de um trabalho didático realizado nas aulas de Língua Portuguesa, na turma do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Deputado Isaac Marambaia, localizada em Barro Branco, Imbassahy, Mata de São João. Este trabalho teve como objetivo estimular as alunas, por meio da leitura, a perceberem discursos misóginos em textos de diferentes gêneros (músicas, propagandas de cerveja, entre outros) para que, por meio da leitura crítica, possam, diante de textos e contextos diversos, reconhecer os implícitos e refletir sobre as ideologias que perpassam os discursos e as relações de poder relacionados a questões de gênero e naturalizados na sociedade. Este trabalho está fundamentado em uma concepção interacionista de leitura (SOLÉ, 1998), tendo em vista que a leitura que se almeja é a leitura crítica (SILVA, 2009). Para alcançar os objetivos acionamos alguns pressupostos teóricos dos Estudos Críticos do Discurso (ECD), a partir da perspectiva de Van Dijk (2017), para quem o abuso de poder nas relações sociais pode ser combatido a partir da desnaturalização de determinados discursos veiculados em nossa sociedade. A metodologia adotada para este trabalho foi a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica uma vez que o professor-pesquisador esteve em constante interação com os alunos nas situações estudadas. Com este trabalho foram desenvolvidas e incentivadas posturas questionadoras nas alunas por meio de expansão das capacidades de julgamento, avaliação e apreciação de ideologias presentes em textos com os quais tiveram contato, e espera-se que assim o façam com tantos outros textos que tenham acesso.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEMORIAL - LEITURA CRÍTICA.pdfCARLA MENDES ARANHA NUNES4,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.