Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9947
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Uso do ácido violeta de Alizarina N (AAVN) como reagente espectrofotométrico na determinação de Alumínio e Cobalto.
Autor : Dantas, Alailson Falcão
metadata.dc.creator: Dantas, Alailson Falcão
Resumen : O presente trabalho propõe a aplicação do ácido violeta de alizarina n (AAVN) como reagente para a determinação direta de cobalto ou alumínio, usando espectrofotometria de absorção molecular convencional, na presença de tensoativos. O cátion alumínio (III) reage com o AAVN em pH 9,4 formando um complexo violeta, estável por cerca de 24 horas, com absorvância mínima em 607nm e absortividade molar e=2, 71x104 L.mol-1.cm-1, contra um branco do reagente. A reação de complexação ocorre na presença da mistura dos tensoativos Triton-X100 e CTAB e na presença de EDTA. A determinação do alumínio é possível numa faixa linear de 50 até 400 ng.mL-1, com um limite de detecção de 41 ng.mL-1. O cátion cobalto (II) reage com o AAVN em pH 4,8 formando um complexo vermelho, estável por cerca de 24 horas, com absorvância máxima em 565nm e absortividade molar e=1,92x104 L.mol-1.cm-1, contra um branco do reagente. A reação de complexação ocorre na presença da mistura dos tensoativos Triton-X100 e CTAB, e na presença de EDTA e ácido ascórbico. A determinação do cobalto é possível numa faixa linear de 110 até 3500ng.mL-1, com um limite de detecção de 22 ng.mL-1.
Palabras clave : Cobalto
Alumínio
Espectrofotometria
Química analítica
Violeta de alizarina N
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Química da UFBA
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9947
Fecha de publicación : 1997
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGQUIM)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.