Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9684
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A prática pedagógica na inclusão educacional de alunos com autismo.
Authors: Santos, Élida Cristina da Silva de Lima
metadata.dc.creator: Santos, Élida Cristina da Silva de Lima
Abstract: Este trabalho teve como objetivo analisar a prática pedagógica desenvolvida pelo professor da escola regular no processo de inclusão educacional do aluno com autismo. Para tanto, adotou-se como opção metodológica o estudo de caso, dentro de um enfoque qualitativo de pesquisa. Neste estudo, o caso foi a prática pedagógica desenvolvida pelo professor da escola regular no processo de inclusão educacional de alunos com autismo, sendo realizadas observações em três escolas regulares, uma pública e duas particulares, onde estão matriculados quatro alunos nesta situação, e entrevistas com as professoras das classes observadas. Os resultados mostraram que a referida inclusão é ainda uma realidade nova para as professoras que fizeram parte desta pesquisa e que o desconhecimento acerca da Educação Inclusiva e das especificidades apresentadas pelas pessoas com a síndrome, aliado ao desenvolvimento de uma prática que se baseia no modelo tradicional de ensino dificultava uma intervenção adequada por parte dos professores. Dessa forma, verificou-se nos casos observados a não realização de práticas adequadas e a necessidade de um investimento em estratégias que facilitassem a interação dos referidos alunos com os seus colegas. Contudo, os professores observados mostraram-se favoráveis à inclusão educacional de alunos com autismo e demonstraram perceber os avanços apresentados por seus alunos. Esta pesquisa aponta para a necessidade de outros trabalhos que ampliem a amostra pesquisada e que tenham como objetivo analisar como está acontecendo a inclusão educacional; chama a atenção, também, para a urgência em investimentos na formação continuada dos professores no sentido de possibilitar melhoria na prática pedagógica desenvolvida com os alunos com autismo e o aprofundamento das questões referentes ao desenvolvimento infantil, diversidade, educação inclusiva, autismo, dentre outros temas.
Keywords: Autismo
Inclusão escolar
Prática pedagógica
Educação Especial
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9684
Issue Date: 2011
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação. Élida Silva958,33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.