Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9601
Tipo: Dissertação
Título: Percepções sobre o humor e o seu papel nas organizações de trabalho: um estudo de caso em uma empresa petroquímica
Autor(es): Santos, Ericka Martins
Autor(es): Santos, Ericka Martins
Abstract: Esta dissertação buscou apresentar a percepção dos empregados de uma empresa petroquímica sobre o humor e seu papel no ambiente organizacional. Os elementos teóricos apresentados mostram que o humor, na história do pensamento, apresentase predominantemente como comportamento menor e inadequado. No ambiente organizacional, ele tem sido pouco estudado, e a sua pouca exploração mostra que ele não é considerado importante, mesmo que haja controvérsias sobre o assunto. Essas observações são confirmadas no estudo realizado para esta dissertação. Utilizando-se da metodologia da Teoria das Representações Sociais, o estudo mostra que o humor é percebido como pouco importante no ambiente de trabalho, pelo grupo pesquisado, embora este tenha uma visão positiva do mesmo e reconheça que ele impacta esse ambiente de forma positiva e negativa. A empresa pesquisada comporta-se em relação ao humor de forma indiferente, visto que não o estimula nem o cerceia.
Palavras-chave: Humor
Humor – Organização
Representação Social
Humor – Organization
Social Representation
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9601
Data do documento: 2003
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
222222.pdf671,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.