Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9463
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Os modelos de gestão de frota e suas vantagens competitivas - caso de estudo: BM Distribuidora de Bebidas Ltda.
Autor : Cruz, Paulo Emílio de Oliveira e
metadata.dc.creator: Cruz, Paulo Emílio de Oliveira e
Resumen : As práticas de gestão organizacional nos últimos anos apresentaram mudanças consideráveis as quais foram provocadas, em boa parte, pelos altos índices de competição atual e pela velocidade das mudanças do macroambiente econômico, político e social. Algumas dessas mudanças levaram as empresas a revisarem seus limites de atuação organizacional e reestruturarem seu modelo de gestão. Considerando este contexto de mudanças e re-ordenamento das fronteiras organizacionais, esta dissertação procura identificar quais são as vantagens competitivas dos modelos de gestão de frota própria e terceirizada. A questão chave desta dissertação é testada e analisada com base no contexto teórico da Vantagem Competitiva e da Economia dos Custos de Transação. Os pressupostos teóricos são analisados através de um caso empírico que permeia a utilização dos dois modelos aqui analisados. Os resultados obtidos indicam uma vertente com duas linhas distintas de gestão sob a logística de entrega: uma ligada às empresas que acompanharam o processo de mudança e hoje investem numa estrutura de gestão partilhada, com frota própria e terceirizada; e outra às empresas tradicionalistas que, em função de alguns paradigmas do passado, optaram por manter e gerir uma frota própria. A análise dos modelos de gestão aponta para as vantagens oferecidas por cada um e para uma contextualização do seu uso partilhado. Verifica-se que, na prática, o uso correto e eficaz da terceirização de frota tem uma relação direta com a correta interpretação das competências essenciais da empresa. Por fim, o maior interesse desta dissertação é entender de que forma os modelos de gestão de frota podem contribuir para a criação de vantagem competitiva das distribuidoras de bebidas e em que contexto cada um deles deve ser utilizado.
Palabras clave : vantagem competitiva
terceirização
custos de transação
distribuidoras de bebidas
Competitive advantages
outsourcing
transaction costs
beverage distributors
Editorial : Universidade Federal da Bahia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9463
Fecha de publicación : 2006
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação. Paulo de Oliveira e Cruz972,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.