Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9416
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Efeitos do Qigong na qualidade de vida e nos controles glicêmico e lipêmico de pacientes com diabetes melito tipo 2: um ensaio clínico randomizado
Autor : Freire, Marcos Dantas Moraes
metadata.dc.creator: Freire, Marcos Dantas Moraes
Resumen : Introdução: O Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença metabólica caracterizada por hiperglicemia como resultado de resistência insulínica e posterior falência das células beta.Este estudo avalia os efeitos do taijiqigong, uma sequência de qigong, sobre a qualidade de vida, controle agudo da glicemia, controle glicêmico e controle lipêmico de pacientes com DM2. Métodos: Ensaio clínico randomizado. Houve um grupo experimental (n = 11), que praticou o taijiqigong por três meses, numa frequência de uma vez por semana, por 40 minutos diários, enquanto um grupo controle (n = 13), não submetido a qualquer tipo de intervenção, manteve o tratamento medicamentoso. Além das análises clínicas de glicemia em jejum, hemoglobina glicada (HbA1c) e lipídios (triglicérides, colesterol total e frações: LDL, VLDL, HDL), os pacientes responderam ao questionário de qualidade de vida Diabetes Qualityof Life Measure (DQOL). Nos dias de intervenção, os pacientes eram analisados quanto à glicemia capilar, antes e depois da prática. Resultados: Em relação à qualidade de vida, no grupo experimental houve melhora dos escores de satisfação e preocupações sociais e vocacionais antes e após a intervenção; também houve melhora do domínio satisfação na comparação entre grupo experimental e controle. Em relação à avaliação laboratorial, não foram encontradas diferenças significativas na HbA1c, glicemia de jejum e perfil lipêmico,exceto uma piora no valor do HDL no grupo experimental após a intervenção, em comparação com o grupo controle. Considerando 12 sessões de qigong, a variação da glicemia capilar no grupo experimental, após a realização da prática, teve melhores valores quando comparados com a variação no repouso. Conclusões: O qigong foi eficaz em melhorar a qualidade de vida e favorecer o controle agudo da glicemia dos pacientes estudados. Houve diminuição da glicemia capilar ao longo das semanas de intervenção. Não foram observados efeitos positivos sobre o controle lipêmico nos pacientes portadores de DM2.
Palabras clave : Fisioterapia
Diabetes Mellitus
Exercícios respiratórios
Qualidade de vida
Hemoglobina A Glicosilada
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Processos de Interação dos Órgãos e Sistemas
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9416
Fecha de publicación : 5-oct-2011
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGPIOS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação. Marcos Freire6,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.