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Título: Bondes versus automóveis: um approach radical
Autor(es): Almeida, Fernando Henrique Bomfim de
Autor(es): Almeida, Fernando Henrique Bomfim de
Abstract: Este trabalho monográfico propõe-se a descrever o processo histórico de crescimento do transporte individual/particular e o declínio do transporte público sobre trilhos, no Brasil, tendo como perspectiva uma abordagem interdisciplinar na análise do transporte urbano. Deste modo, tenta-se reconstituir o processo político subjacente à introdução da tecnologia ferroviária, bonde, no espaço urbano até a sua substituição pela tecnologia rodoviária, automóvel, comumente associada a uma imagem de modernidade e progresso. Descreve-se que a introdução de uma dada tecnologia de transporte se associa a distintos padrões de acumulação de capital e resulta de conflitos, entre interesses econômicos opostos, que ocorrem dentro da própria classe capitalista com o objetivo de influenciar as políticas públicas de transporte no âmbito do Estado, tornando hegemônica no espaço urbano a tecnologia associada ao grupo econômico politicamente dominante. Esta dinâmica, vinculada aos países centrais do sistema econômico capitalista, repercute-se nos países periféricos e dependentes do sistema, adaptando-se as suas condições internas. O crescimento do transporte individual e o declínio do transporte público é um fenômeno do capitalismo contemporâneo e provoca uma motorização/rodoviarização das sociedades. O domínio dos automóveis no espaço urbano brasileiro é descrito dentro da perspectiva histórica.
Palavras-chave: Transporte urbano
Transporte coletivo
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9352
Data do documento: 2011
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

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