Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9336
Título: A informalidade na Região Metropolitana de Salvador (RMS): uma análise do perfil do trabalhador informal no período de 2006/2007 e dos fatores determinantes da informalidade
Autor(es): Santos, Josei Samuel Antonio dos
Autor(es): Santos, Josei Samuel Antonio dos
Abstract: Neste trabalho monográfico serão apresentados os principais conceitos em torno da informalidade, chamando a atenção para que não haja confusão entre a economia informal e economia submersa, onde a segunda apresenta como principal característica a ilegalidade. E o ponto principal de diferenciação entre elas, é que os inseridos na economia informal buscam estabelecer-se da forma mais estável, ou seja, a ilegalidade não é a característica essencial. Faremos um pequeno apanhado sobre as características da informalidade. A informalidade é resultado do modo como avançou a economia nacional. Essa denominação vem do fato das unidades produtivas desse mercado, em sua maioria, não estarem de acordo com as leis vigentes, sejam elas fiscais, trabalhistas ou previdenciárias. Pretendemos também expor o perfil do trabalhador informal da RMS, para tentarmos com isso entender os principais fatores que motivam os trabalhadores a se estabelecerem na economia informal. Tendo assim, uma base teórica para analisar as conseqüências e políticas pró-formalização, se é que esta é a melhor solução.
Palavras-chave: Mercado de trabalho – Salvador (BA)
Informalidade
Economia informal
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9336
Data do documento: 2009
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Ciências Econômicas (FCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSEI SAMUEL ANTONIO DOS SANTOS.pdf216,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.