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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Corpocircuito: uma poética de múltiplos na precariedade do equilíbrio
Authors: Madeira, Áurea Líbia Passos
metadata.dc.creator: Madeira, Áurea Líbia Passos
Abstract: CORPOCIRCUITO designa uma pesquisa em poética visual, cuja abordagem metodológica para os processos criativos apoia-se conceitualmente na Teoria da Formatividade de Luigi Pareyson que propõe a ênfase no fazer; na Crítica Genética de Cecília Salles que pensa o processo como um sistema complexo de redes e na sua perspectiva de análise da obra como objeto móvel e inacabado; e no princípio do Acaso de Fayga Ostrower como definidores de poéticas calcadas na ação sobre a matéria. Somam-se a estes teóricos nos modos operatórios e nos diálogos do percurso em laboratórios de criação as propostas da Multiplicidade e da Leveza de Ítalo Calvino; as formas na matéria e no espírito de Henri Focillon; e os devaneios da massa de Gaston Bachelard para dar suporte aos princípios dominantes levantados:a Repetição, o Equilíbrio, a Instabilidade, a Fragilidade, o Desconforto, a Precariedade e a Interdição. Este corpus teórico principal dialoga também com a obra de vários artistas como Nazaré Pacheco, Ana Mendieta, Richard Serra, Celeida Tostes, entre outros, e acompanha as reflexões da própria pesquisadora, articuladas à instauração dos seus trabalhos, em apropriações, objetos cerâmicos e instalações. Neles, a busca do “estado de Equilíbrio” e seus desdobramentos reafirmam os princípios recorrentes, relacionando ações e reações de seu corpo acometido pela poliomielite, diferenciado em suas especificidades de sentir e perceber ao enfrentar a cotidianidade.
Keywords: Processos criativos
cerâmica
cotidiano
objetos
instalações
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9204
Issue Date: 2011
Appears in Collections:Dissertação (PPGAV )

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