Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9160
metadata.dc.type: | Tese |
Título : | Transformações na prática pedagógica na escola de música Anthenor Navarro? Paraíba no ano 2003 |
Autor : | Rafael, Maurílio José Albino |
metadata.dc.creator: | Rafael, Maurílio José Albino |
Resumen : | Este estudo focaliza as transformações na prática pedagógica da Escola de Música Anthenor Navarro (João Pessoa-PB) ocorridas no ano 2003. Foi concebido como estudo de índole qualitativa do tipo pesquisa participante, no qual atuamos como pesquisador, debatedor e crítico das propostas e ações emergentes no contexto de reflexão-ação-reflexão sobre a prática instituído a partir do I Círculo de Estudos Pedagógicos da EMAN. Resultou da investigação da práxis por e com professores, que teve como objetivo gerar subsídios para orientação da prática. Contribuiu para o desenvolvimento de novas maneiras de pensar o ensino musical a partir das dimensões que o configuram e contextualizam. Os efeitos do I Círculo de Estudos Pedagógicos ? concretizados em operações ou ações como Projeto Político-Pedagógico, Conselho de Escola e Estruturas de Ensino emergentes - indicam transformações significativas em termos de ampliação do âmbito de atuação dos professores envolvidos. Recomendações são feitas no sentido de que se realizem estudos que aprofundem a compreensão da nossa profissão o que, sem dúvida, ampliará nosso poder de falar sobre a docência musical, possuidores que seremos, assim procedendo, de um conhecimento e de um discurso livres, uma vez que gerados no próprio campo em que atuamos. |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9160 |
Fecha de publicación : | 2003 |
Aparece en las colecciones: | Tese (PPGMUS) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese%20Dr%20Maurilio%20Rafael%20seg.pdf | 903,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.