Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9105
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Reflexos da técnica em ...como os regatos e as árvores |
Autor : | Garzon, Marta Cardoso Castello Branco |
metadata.dc.creator: | Garzon, Marta Cardoso Castello Branco |
Resumen : | ...como os regatos e as árvores é uma música para voz (barítono) e flauta, escrita por Rafael Nassif, em 2006. Seu processo de composição foi acompanhado pelo flautista, que contribuiu com informações acerca da execução de técnicas utilizadas na peça, que não são convencionais à maior parte do repertório para flauta. A interação entre compositor e intérprete se ateve ao uso do instrumento musical, e naturalmente, à técnica envolvida em seu uso. Trata-se de um estudo de caso, colhemos dados, tais como rascunhos e gravações de áudio, durante o processo de escrita e nas três primeiras interpretações públicas da peça. Considerando os dados obtidos, reconhecemos reflexos da técnica na música em questão e buscamos uma base teórica que possibilitasse a descrição verbal desta experiência artística. Partimos de considerações gerais sobre a palavra “técnica” e seus diversos empregos em atividades musicais, para então correlacionar tais definições com o desenvolvimento do conceito de “técnica” na obra do filósofo Martin Heidegger. Exemplificamos esta abordagem em casos onde questões relativas, principalmente às técnicas da flauta, foram utilizadas na composição. |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9105 |
Fecha de publicación : | 2008 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGMUS) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao%20Marta%20Garzon%20seg.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.