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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8978
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Grupo de compositores da Bahia (1966-1974): desenvolvimento e identidade |
Autor : | Oliveira, Paula |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Paula |
Resumen : | “Grupo de Compositores da Bahia (1966-1974): Desenvolvimento e Identidade” é uma pesquisa, concebida como um estudo de caso qualitativo-descritivo, de cunho históricoanalítico. O estudo focaliza a seguinte questão: qual o contexto, o processo de desenvolvimento e o perfil identitário do Grupo de Compositores da Bahia? Para tal, foram coletadas informações sobre os compositores, sobre o contexto sociocultural e político da época (1966-1974), assim como o processo de criação, visando descrever a identidade e o processo de desenvolvimento do Grupo. Examina-se a multiplicidade dos fenômenos que constituem a unidade em foco: o Grupo de Compositores da Bahia (GCB) no contexto da Escola de Música da UFBA e de Salvador. A proposta descreve esse mundo em ação, seus integrantes, a estética de sua produção e realidade histórica através de técnicas múltiplas de coleta de dados empíricos. Os procedimentos metodológicos constam de entrevistas semiestruturadas, observações do contexto, gravações em áudio e vídeo com atores envolvidos, análise de recortes de jornais, de programas de concertos, fotos, fitas gravadas e outros documentos relevantes para elucidação da questão. Resultados da pesquisa indicaram que a produção significativa na área de composição musical dos membros do Grupo de Compositores da Bahia e convidados, pode ser relacionada ao processo cultural inovador, patrocinado pela Universidade Federal da Bahia na época do Reitor Edgard Santos, assim como ao momento histórico político brasileiro e ao processo de formação composicional com ênfase numa educação com foco na consciência estético-musical-artística centrada na criatividade com liberdade de expressão e reciprocidade crítica nos momentos pertinentes, nas possibilidades que a diversidade cultural oferece, nos vários contextos e no respeito à individualidade posto em prática por Ernst Widmer naquele contexto universitário junto aos atores envolvidos. Os profissionais que participaram do GCB apresentavam diversas especialidades de conhecimentos e promoveram processos interdisciplinares e multidisciplinares que envolveram toda uma geração de professores estrangeiros e locais na Escola de Música da UFBA, em interação e sintonia com as vivências socioculturais de músicos e alunos nativos. O cruzamento multidisciplinar entre a vanguarda de origem européia e as experiências de vida e musicais nativas, entrosou de forma cidadã, professores e alunos, gerando ações de contestação das normas estabelecidas, questionamentos estéticos, mobilização social e político-acadêmica, além do estabelecimento de pontes com a sociedade,através da realização de cursos e concertos de música de vanguarda, visando à expansão das idéias defendidas pelo grupo. |
Palabras clave : | Compositores Bahia 1966-1974 Identidade social na arte |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8978 |
Fecha de publicación : | 18-mar-2013 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (POSCULTURA) |
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