Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8940
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Representações sobre o culto da serpente no reino de Uidá: um estudo da literatura de viagem européia (séculos XVII e XVIII)
Autor : Laranjeira, Lia Dias
metadata.dc.creator: Laranjeira, Lia Dias
Resumen : A presente dissertação tem como proposta compreender e analisar as narrativas e representações a respeito do culto da serpente no reino de Uidá (Golfo do Benim/Costa dos Escravos), a partir da literatura de viagem européia dos séculos XVII e XVIII. Nesta perspectiva, foram selecionados quatro autores principais, pioneiros na produção dos relatos a respeito do culto à serpente em Uidá: Barbot (1688), Bosman (1705), Des Marchais (1724-26) e Labat (1730). Conhecida também como Dangbe, a serpente era considerada pelos viajantes e pelos seus informantes como a divindade mais importante do reino. As descrições pertinentes às narrativas míticas de origem ao culto, as oferendas, as interdições e os ritos iniciáticos, elementos centrais da complexa estrutura do culto foram tomados como ponto de partida para a análise das narrativas e representações formuladas pelos autores citados. O contexto em que os relatos foram produzidos, os aspectos da história de vida de cada um deles, como a origem, a religião e a função ocupada pelos viajantes na costa da África Ocidental, além das idéias predominantes na Europa nos séculos XVII e XVIII serviram como baliza para a investigação.
Palabras clave : Reino de Uidá
Culto à serpente
Literatura de viagem
Representação
Narrativa
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8940
Fecha de publicación : 2010
Aparece en las colecciones: Dissertação (PÓS-AFRO)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
dissertacao_lia_laranjeira.pdf2,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.