Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8849
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Title: O impacto da anemia falciforme nas trajetórias escolares de estudantes brasileiros afetados pela doença: diálogos com os temas da educação especial
Other Titles: I Congresso Internacional Família, Escola e Sociedade “Educação Especial”
Authors: Barros, Alessandra Santana Soares e
Reis, Luciene dos Santos
Carmo, Janete Sousa do
Lira, Altair dos Santos
metadata.dc.creator: Barros, Alessandra Santana Soares e
Reis, Luciene dos Santos
Carmo, Janete Sousa do
Lira, Altair dos Santos
Abstract: A anemia falciforme é um desafio para a política educacional inclusiva das esferas administrativas do governo, uma vez que a criança com anemia falciforme – em razão dos freqüentes episódios de dor, da rotina de tratamentos médicos e das internações hospitalares recorrentes, perde muitos mais dias de aula do que a maioria dos estudantes. Por tudo isto é evidente a interferência da anemia falciforme na trajetória acadêmica de crianças e adolescentes. Tal evidência é alcançável não apenas pela interpretação crítica que se possa fazer do efeito de uma cadeia de eventos mórbidos na vida de um indivíduo em idade escolar, como principalmente por estudos que efetivamente investigaram as experiências vividas por pessoas com doença falciforme. Portanto, o presente trabalho é uma destas iniciativas de aproximação empírica da questão. Valeu-se de metodologia quantitativa de pesquisa e representa a etapa inicial de um projeto ampliado de investigação desenvolvido com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, que destinou recursos para o estudo das causas da exclusão escolar naquele estado.
Keywords: Saúde do escolar
Anemia falciforme
Necessidades educacionais especiais
Educação em saúde
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8849
Issue Date: 12-Mar-2013
Appears in Collections:Trabalho Apresentado em Evento (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCARE lecture - Alessandra Barros.pdf136,62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.