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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8528
metadata.dc.type: | Dissertação |
Título : | Aprender a nada-r e Anatomia das feras, de Nivalda Costa : processo de construção dos textos e edição |
Autor : | Souza, Débora de |
metadata.dc.creator: | Souza, Débora de |
Resumen : | No contexto social e histórico da ditadura militar, na Bahia, textos teatrais eram submetidos aos órgãos censórios, sendo avaliados por diferentes técnicos. No presente trabalho, propõe-se analisar o processo de construção dos textos teatrais censurados Aprender a nada-r e Anatomia das feras, de Nivalda Silva Costa, e editá-los. No campo dos estudos filológicos, conforme orientação das teorias de edição, que tomam os textos em perspectiva material e social, buscou-se apoio em outras ferramentas teóricas e metodológicas, sobretudo de crítica textual e de crítica genética, com o intuito de compreender o texto em seu processo de produção e de transmissão, levando-se em consideração a ação dos agentes mediadores, a dramaturga/diretora, o datilógrafo, os censores. Apresenta-se a edição dos textos selecionados em suporte papel e eletrônico. Justifica-se a realização desse trabalho pela possibilidade de oferecer à comunidade científica importante contribuição no que tange à prática editorial, oferecendo uma leitura de determinada escrita para o palco elaborada por uma mulher negra engajada com questões políticas, sociais e estéticas, permitindo-se pensar sobre a prática censória e sua consequência para produções teatrais baianas, bem como sobre a edição de textos teatrais. |
Palabras clave : | Crítica textual. Teatro (literatura). História e crítica. |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8528 |
Fecha de publicación : | 19-feb-2013 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação (PPGLITCULT) |
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