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metadata.dc.type: Dissertação
Título : Aprender a nada-r e Anatomia das feras, de Nivalda Costa : processo de construção dos textos e edição
Autor : Souza, Débora de
metadata.dc.creator: Souza, Débora de
Resumen : No contexto social e histórico da ditadura militar, na Bahia, textos teatrais eram submetidos aos órgãos censórios, sendo avaliados por diferentes técnicos. No presente trabalho, propõe-se analisar o processo de construção dos textos teatrais censurados Aprender a nada-r e Anatomia das feras, de Nivalda Silva Costa, e editá-los. No campo dos estudos filológicos, conforme orientação das teorias de edição, que tomam os textos em perspectiva material e social, buscou-se apoio em outras ferramentas teóricas e metodológicas, sobretudo de crítica textual e de crítica genética, com o intuito de compreender o texto em seu processo de produção e de transmissão, levando-se em consideração a ação dos agentes mediadores, a dramaturga/diretora, o datilógrafo, os censores. Apresenta-se a edição dos textos selecionados em suporte papel e eletrônico. Justifica-se a realização desse trabalho pela possibilidade de oferecer à comunidade científica importante contribuição no que tange à prática editorial, oferecendo uma leitura de determinada escrita para o palco elaborada por uma mulher negra engajada com questões políticas, sociais e estéticas, permitindo-se pensar sobre a prática censória e sua consequência para produções teatrais baianas, bem como sobre a edição de textos teatrais.
Palabras clave : Crítica textual. Teatro (literatura). História e crítica.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8528
Fecha de publicación : 19-feb-2013
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGLITCULT)

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