Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8389
metadata.dc.type: Tese
Título : Por um lugar para a literatura infantil/juvenil nos estudos literários
Autor : Santos, Mônica de Menezes
metadata.dc.creator: Santos, Mônica de Menezes
Resumen : Este trabalho apresenta um painel dos modos de ler a literatura destinada à infância e à juventude nos estudos literários brasileiros contemporâneos, a partir da análise de dissertações e teses produzidas, nos últimos cinco anos (2006-2010), em seis instituições brasileiras de ensino superior (PUC-RS, USP, UNICAMP, PUC-RJ, UFRJ e UFMG), e disponíveis no Banco de Teses da Capes. Para tanto, inicialmente, esboça-se uma genealogia do conceito de infância e da emergência da literatura infantil/juvenil no Ocidente. Em seguida, aborda-se, de modo panorâmico, quais os principais objetos estudados nas instituições pesquisadas, bem como quais perspectivas teórico-críticas são ativadas para a leitura do gênero literário em questão. Por fim, delineiam-se, em três capítulos, os movimentos recorrentes no que concerne aos métodos sugeridos para a utilização do texto literário infantil/juvenil pela escola; os modos de ler Monteiro Lobato, o principal autor estudado pelos trabalhos acadêmicos mapeados; e, por último, as funções conferidas à literatura infantil/juvenil por parte considerável dos seus estudiosos.
Palabras clave : Literatura infanto-juvenil brasileira. Infância. Literatura brasileira. História e crítica.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8389
Fecha de publicación : 6-feb-2013
Aparece en las colecciones: Tese (PPGLL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monica de Menezes Santos.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.