Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8368
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Cultura e matemática, diálogos com as diferenças: um estudo de caso da etnomatemática do assentamento rural Natur de Assis.
Authors: Silva, Getúlio Rocha
metadata.dc.creator: Silva, Getúlio Rocha
Abstract: Esta pesquisa apresenta um estudo de caso com características etnográficas em que se identifica e se discute estratégias matemáticas, distintas das escolares, utilizadas pelos trabalhadores e trabalhadoras rurais do assentamento Natur de Assis em suas atividades laborais, tais como nas lavouras de mandioca, abacaxi e maracujá. A pesquisa também verificou, na comunidade estudada, a sobrevivência de medidas não pertencentes ao sistema métrico decimal como palmos, passos e tarefas. Discute-se ainda o vínculo do surgimento da Matemática com o surgimento da linguagem, defendendo que as distintas estratégias matemáticas são também linguagens. O estudo considera a Etnomatemática como uma área intercultural; portanto, é, ao mesmo tempo, contrário às perspectivas relativistas bem como às iluministas. Por essa razão se faz uma abordagem pelo viés da cultura para discutir normalizações culturais forjadas a partir da eleição de um sujeito normal que determina identidades, diferenças e fomenta desigualdades sociais; e, assim, discute-se aspectos que possibilitaram a marginalização de negros, homossexuais e mulheres, e como as ideologias dos grupos dominantes tentam naturalizar as desigualdades de acesso ao poder.
Keywords: Etnomatemática
Identidades
Interculturalidade
Assentamento
Ethnomathematics
Identities
Interculturality
Settlement
Publisher: Programa multidisciplinar de pós-graduação em cultura e sociedade
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8368
Issue Date: 2012
Appears in Collections:Dissertação (POSCULTURA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11111.pdf3,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.