Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8298
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | Videorreportagem em três estilos: análise de um subgênero em formação |
Authors: | Silva, Karina de Araújo |
metadata.dc.creator: | Silva, Karina de Araújo |
Abstract: | A presente dissertação intitulada Videorreportagem em três estilos: análise de um subgênero em formação tem como objetivo compreender a videorreportagem no contexto do telejornalismo, considerando a articulação com o conceito de gênero televisivo como estratégia de comunicabilidade, tal qual postulado por Jesus MartinBarbero e como categoria cultural, em consonância com Jason Mittell. A pesquisa se desenvolve a partir da proposta teórico-metodológica desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Análise de Telejornalismo da Universidade Federal da Bahia, coordenado pela professora doutora Itania Gomes, cuja perspectiva analítica está vinculada às vertentes inglesa e latino-americana dos estudos culturais, em associação com os estudos de linguagem. Ao conceito de gênero televisivo, articulam-se ainda estrutura de sentimento e modo de endereçamento. Estrutura de sentimento foi um conceito fundamental para analisar a história da videorreportagem observando elementos dominantes, residuais e emergentes, e para entender a atualização de valores do jornalismo como objetividade, atualidade, interesse público e vigilância. No presente trabalho analisamos o modo de endereçamento de três programas de videorreportagem - Passagem Para, Aventuras com Renata Falzoni e Expresso da Bola. O exame nos permitiu encontrar o estilo de cada programa constituído pelas especificidades estratégicas de interlocução com a audiência. |
Keywords: | videojornalismo videorreportagem telejornalismo gênero televisivo estrutura de sentimento modo de endereçamento |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8298 |
Issue Date: | 31-Jan-2013 |
Appears in Collections: | Dissertação (POSCOM) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Karina Araujo.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.