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Tipo: Dissertação
Título: Gestão de teatros: os desafios do mercado
Autor(es): Freitas, Elizabeth Jorge da Silva Monteiro de
Autor(es): Freitas, Elizabeth Jorge da Silva Monteiro de
Abstract: Este estudo propõe a identificação e análise dos fatores relacionados à gestão que impactaram no desempenho dos teatros de médio porte de Salvador, no período de 2002 a 2005. O ponto de partida foi a observação sobre as dificuldades vividas por estes teatros para se manterem no mercado e, ao mesmo tempo, buscarem alternativas para melhorarem os seus desempenhos. Dentre estas alternativas, se propõe a mudança nos processos de gestão tanto dos próprios teatros, quanto da produção artística, que é o principal cliente dos teatros. Os teatros de médio porte de Salvador possuem especificidades que contribuem para determinar a concorrência dentro do seu grupo estratégico, a exemplo de todos pertencerem a instituições cujas atividades principais estão na área educacional ou sindical e, por este motivo, acabam perdendo o foco no mercado cultural, tornam-se apenas diferenciais competitivos das suas instituições mantenedoras. Para um melhor desempenho dos teatros, esta pesquisa discute a adoção do modelo de gestão por Unidade Estratégica de Negócio (UEN), no qual haveria maior autonomia de gestão focada para o mercado cultural, ao mesmo tempo em que manteria o vínculo institucional através da gestão corporativa. Um outro fator que poderia vir a melhorar o desempenho dos teatros de médio porte de Salvador relaciona-se ao mercado local de produções artísticas. Até os dias atuais, este mercado ainda é carente de um processo de estruturação e profissionalização dos seus agentes e atividades, apesar de já haver algum movimento neste sentido, principalmente após a disponibilidade e utilização das Leis de Incentivos Fiscais, concedidas pelos governos federal e estadual. Com a consolidação deste mercado, haveria maior oferta de espetáculos na cidade e, consequentemente, maior procura por espaços para suas apresentações, o que indicaria um maior movimento nos teatros e um melhor desempenho dos mesmos. Em relação aos resultados, a pesquisa evidenciou a existência de viabilidade na aplicação dos modelos de gestão propostos, tanto para os teatros, quanto para o mercado de produções artísticas teatrais. Aliada à criatividade existente no setor cultural de Salvador que foi construída ao longo da sua história, a aplicação de ferramentas de gestão empresarial torna capaz de gerar uma maior organização não só da produção artística como produto de mercado, mas também no setor como um todo, criando assim novas perspectivas de crescimento e melhor desempenho dos teatros da cidade.
Palavras-chave: Teatro Baiano
Gestão
Unidade Estratégica de Negócio
Políticas Públicas e Profissionalização
Theatre in Bahia
Management
UNE
Public policy
Professionalization
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8237
Data do documento: 2007
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