Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8075
metadata.dc.type: | Dissertação |
Title: | A dança na realidade amazônica: Um estudo de caso da articulação da dança no programa de formação e valorização de profissionais da educação – PROFORMAR |
Authors: | Sampaio, Maria do Céu de Souza |
metadata.dc.creator: | Sampaio, Maria do Céu de Souza |
Abstract: | Essa dissertação versa sobre o tema da dança enquanto espaço e comunicação, estudando os círculos do habitat na reeducação do movimento e da expressão gestual dos indivíduos que são parte do contexto sóciocultural Amazônico (Brasil). A pesquisa espalha insigts de gestuais expressivos da região, gera dados e resultados, que, certamente enriquecerão o conhecimento acumulado pelas pesquisas em dança no Brasil. Envolve ações através da dança, música e movimento, expressão e criatividade, aplicada no PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - PROFORMAR, investindo em propostas que possibilitem a interação dança-homem-ambiente no contexto amazônico, uma parceria entre imagem, movimento e tecnologia, priorizando o ser humano e seu crescimento intelectual e cognitivo, promovendo mudanças no cenário pedagógico numa ação político-cultural aplicada ao estudo da natureza da arte, num processo interdisciplinar, cuja fundamentação, teórico-prática conduz para a construção de uma nova reeducação do movimento que possibilita à formação de professores que foram atores na construção do exercício da cidadania e, sobretudo, num compromisso de fazer da escola um efetivo instrumento de libertação social trabalhada com base num “tripé arte-ensino-sociedade”. |
Keywords: | Dança Educação a distância( EAD) Amazônia Metodologia |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8075 |
Issue Date: | 23-Jan-2013 |
Appears in Collections: | Dissertação (PPGDANCA) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
corrigido total - pdf.pdf | 1,68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.