Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8046
metadata.dc.type: Dissertação
Título : A proteção e exploração da propriedade intelectual no ambiente universitário: o papel das agências de fomento governamentais
Autor : Núñez, Maria Fabiana Perez Durán
metadata.dc.creator: Núñez, Maria Fabiana Perez Durán
Resumen : As universidades, além do seu papel na formação de pessoas e na geração e disseminação do conhecimento, têm sido entendidas como importantes atores no processo de geração de inovações tecnológicas e, consequentemente, no desenvolvimento econômico. Diante deste contexto, emerge a discussão sobre um aspecto fundamental nas relações entre organizações acadêmicas e empresas: a proteção e exploração comercial da propriedade intelectual no âmbito universitário. Modelos atuais de Sistemas de Inovação consideram múltiplas relações recíprocas no processo de desenvolvimento de inovações, apresentando uma rede de comunicações e expectativas que reorganizam os arranjos institucionais entre universidades, empresas e governos. O objetivo desse estudo volta-se para as relações entre universidades e governos e consiste em analisar qual a contribuição das agências de fomento à ciência, tecnologia e inovação para as atividades de proteção e exploração econômica da propriedade intelectual no ambiente universitário. A partir desse objetivo, no desenvolvimento teórico dessa reflexão, o estudo realiza uma análise acerca do papel da universidade na geração da inovação tecnológica. Em seguida, reflete-se sobre a inserção relativamente recente da propriedade intelectual no ambiente acadêmico. Posteriormente, discute-se sobre os incentivos governamentais à geração de inovação tecnológica, enfatizando a análise da contribuição de agências governamentais para atividades de proteção e exploração econômica da propriedade intelectual decorrente de pesquisas universitárias. A etapa empírica consiste em estudo de caso sobre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), agência governamental de fomento à ciência, tecnologia e inovação. Os resultados encontrados apresentam evidências sobre a influência que marcos legais, estrutura organizacional, políticas e ações de fomento dessa agência podem exercer sobre as atividades de propriedade intelectual das universidades.
Palabras clave : propriedade intelectual
transferência de tecnologia
universidade
relação universidade-empresa
agência de fomento à ciência
tecnologia e inovação
intellectual property
technology transfer
University
University-industry relationship
science support agency
technology and innovation
Editorial : Universidade Federal da Bahia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8046
Fecha de publicación : 2007
Aparece en las colecciones: Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2222.pdf486,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.