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metadata.dc.type: Dissertação
Título : O componente espacial da informação: mapeando relações entre web geográfica e conhecimento científico
Autor : Santos, Paulo César de Jesus dos
metadata.dc.creator: Santos, Paulo César de Jesus dos
Resumen : As novas tecnologias de informação e comunicação vêm permitindo a utilização de meios cada vez mais inovadores de representação da informação e disseminação de conteúdos informacionais. Exemplo desta realidade pode ser observado na representação do espaço, atividade que já foi realizada pelo homem através da pintura de mapas em pedras e que, atualmente, utiliza-se do mundo digital. Tais inovações tecnológicas trazem consequências para os estudos de informação na medida em que o componente geográfico passa a ter relevância para o registro e a recuperação de conteúdos informacionais, motivando a uma investigação deste novo cenário. Desta forma, esta pesquisa buscou responder ao seguinte problema: De que maneira a representação digital da informação geográfica na web colabora para a construção do conhecimento científico? Tratou-se de uma pesquisa de nível exploratório e descritivo, que utilizou registros bibliométricos como fonte de dados e métodos cientométricos para a coleta e a análise dos dados. Entre as várias possibilidades de indicadores cientométricos existentes, o pesquisador optou por realizar um mapeamento bibliométrico através de um mapa de termos. O software VOSViewer, especializado em visualizações de mapeamento bibliométrico foi utilizado para a visualização do mapa de termos, utilizando-se da metáfora de distância utilizados em mapas tradicionais para representar os relacionamentos entre os termos. Os resultados indicaram que durante os onze anos do período pesquisado, 1999 a 2009, houve um tendência de crescimento da quantidade de trabalhos acadêmicos relacionados à RDIG, o que sustenta a hipótese de colaboração da representação digital da informação geográfica à construção do conhecimento científico. Apesar de haver uma predominância de cursos de ciência da computação, informática e engenharia da computação como autores dos trabalhos acadêmicos que compuseram a amostra, a contribuição de 32 cursos diferentes indica o interesse acadêmico por esta tecnologia da informação em áreas de conhecimento diversificadas. Além disso, a potencial transferência de conhecimento entre as áreas de conhecimento que compuseram a amostra, observada através dos mapas de termos, representaram uma importante colaboração da utilização da RDIG à construção do conhecimento científico.
Palabras clave : Web geográfica
Cientometria
Visualização da informação
Representação digital da informação geográfica
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7841
Fecha de publicación : 2011
Aparece en las colecciones: Dissertação (PPGCI)

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