Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7436
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Percepções dos discentes do curso de Ciências Contábeis diante das questões sócioambientaisum estudo nas IES de Salvador-Bahia
Authors: Sampaio, Marcio Santos
metadata.dc.creator: Sampaio, Marcio Santos
Abstract: As alterações ocorridas no cenário social e ambiental têm proporcionado uma nova concepção acerca do desenvolvimento econômico discutido durante muito tempo apenas sob o viés econômico. O aumento da consciência da sociedade com a simultânea incorporação dos aspectos socioambientais nas organizações, diante da relevância desta temática, fez com o que o olhar dos pesquisadores se deslocasse para a inclusão destas questões na Educação Superior e, especificamente, nos cursos de Ciências Contábeis, bem como na maneira da inserção dos conteúdos de natureza socioambiental. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar se o envolvimento formal dos discentes do Curso de Ciências Contábeis com conteúdos sociais e ambientais contribui significativamente para a percepção dos conceitos e conteúdos desta natureza. Para que este objetivo fosse cumprido foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa com 518 discentes ingressantes e concluintes dos Cursos de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior no município de Salvador - Bahia. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário dividido em quatro blocos com questões estruturadas. Os resultados indicaram que não há diferença significativa entre os discentes classificados como possuidores de maior e menor nível de envolvimento com as questões socioambientais relacionadas com o ensino da Contabilidade. Já com relação à influência das variáveis “gênero”, “idade” e “tipo de IES” sobre a percepção dos conteúdos socioambientais relacionados com a contabilidade foi possível identificar a diferença estatisticamente significativa, corroborando assim com evidências empíricas de outras pesquisas relacionadas com esta temática. Os achados da pesquisa apontam que os discentes demonstram interesse na incorporação dos aspectos sociais e ambientais nos cursos de Ciências Contábeis, bem como indicam que estes discentes compreendem os benefícios da inserção destes aspectos na construção da estratégia organizacional. Assim, esta pesquisa contribuiu para uma melhor compreensão sobre o nível de percepção dos discentes a partir da inserção dos conteúdos socioambientais de forma relacionada com o ensino da contabilidade.
Keywords: Ensino da contabilidade
Contabilidade social e ambiental
Educação superior em ciências contábeis
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7436
Issue Date: 11-Dec-2012
Appears in Collections:Dissertação (PPGCONT)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.