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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Trabalho docente nas universidades federais: tensões e contradições
Título(s) alternativo(s): Caderno CRH
Autor(es): Lemos, Denise
Autor(es): Lemos, Denise
Abstract: Este artigo analisa o trabalho docente nas Universidades Federais, em especial na Universidade Federal da Bahia, entre 2005 e 2008, a partir do fenômeno da precarização social do trabalho e da consequente alienação do trabalhador, baseando-se nos resultados de pesquisa de doutorado realizada na UFBA. Descreve as dimensões fundamentais desse processo: a multiplicidade de tarefas, a captação de recursos internos e externos para a pesquisa, as contradições entre a formação e as demandas do sistema universitário, a sobrecarga de trabalho e suas consequências, como ausência do lazer, perda de controle sobre o projeto acadêmico e adoecimento. Conclui que a principal contradição vivida pelo docente é a de que a autonomia percebida por ele não é a exercida, uma vez que está submetido a diversos controles internos e externos do sistema meritocrático, cujas exigências ultrapassam a capacidade física e psíquica do professor para responder adequadamente. Entretanto, compreender o processo de alienação é a base para a transformação e emancipação daqueles que possuem o papel fundamental de desenvolver as capacidades do outro.
Palavras-chave: alienação
precarização
trabalho docente
universidade
educação superior
Editora / Evento / Instituição: Caderno CRH
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7128
Data do documento: 2011
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