Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7065
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Aproximações entre a obra de Christian Boltanski e o estímulo composto no drama |
Autor : | Mendonça, Célida Salume |
metadata.dc.creator: | Mendonça, Célida Salume |
Resumen : | O texto estabelece aproximações entre a obra do artista francês Christian Boltanski e o estímulo composto, recurso utilizado no processo criativo do Drama. As fotografias aparecem como uma realidade coletiva imbuída de um imaginário; assim como roupas, que transformadas em obra de arte, têm em comum o fato de serem simultaneamente presença e ausência, objeto e recordação. O artista reinventa vidas, criando imagens que cada observador pode interpretar a seu modo. Com fotos “falsas”, ele conta o que supostamente são histórias “verdadeiras”. A obra lança o espectador para algo que já faz parte dele e que é trazido à consciência como um teatro de lembranças. No Drama, o professor é também artista no percurso criador de pesquisa, escolha, seleção e produção do material para o processo de investigação cênica, contribuindo para o engajamento na atividade dramática. Em um baú contendo partes de uma memória coletiva, fragmentos de um diário, cartas, objetos pessoais e fotografias podem dar vida a personagens desconhecidas, trazendo à tona uma trama elaborada pelos participantes. O estímulo composto insere o grupo na situação dramática, aprimora e acrescenta novas informações à narrativa, facilitando a imersão em uma realidade virtual. |
Palabras clave : | fotografia memória Drama estímulo composto recepção processo criativo |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7065 |
Fecha de publicación : | 2012 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Teatro) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aproximações.Boltanski.Drama.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.