Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/7065
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Aproximações entre a obra de Christian Boltanski e o estímulo composto no drama
Autor : Mendonça, Célida Salume
metadata.dc.creator: Mendonça, Célida Salume
Resumen : O texto estabelece aproximações entre a obra do artista francês Christian Boltanski e o estímulo composto, recurso utilizado no processo criativo do Drama. As fotografias aparecem como uma realidade coletiva imbuída de um imaginário; assim como roupas, que transformadas em obra de arte, têm em comum o fato de serem simultaneamente presença e ausência, objeto e recordação. O artista reinventa vidas, criando imagens que cada observador pode interpretar a seu modo. Com fotos “falsas”, ele conta o que supostamente são histórias “verdadeiras”. A obra lança o espectador para algo que já faz parte dele e que é trazido à consciência como um teatro de lembranças. No Drama, o professor é também artista no percurso criador de pesquisa, escolha, seleção e produção do material para o processo de investigação cênica, contribuindo para o engajamento na atividade dramática. Em um baú contendo partes de uma memória coletiva, fragmentos de um diário, cartas, objetos pessoais e fotografias podem dar vida a personagens desconhecidas, trazendo à tona uma trama elaborada pelos participantes. O estímulo composto insere o grupo na situação dramática, aprimora e acrescenta novas informações à narrativa, facilitando a imersão em uma realidade virtual.
Palabras clave : fotografia
memória
Drama
estímulo composto
recepção
processo criativo
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/7065
Fecha de publicación : 2012
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (Escola de Teatro)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Aproximações.Boltanski.Drama.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.