Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6907
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Fatores-chave de sucesso para sistemas de indicadores de desempenho para benchmarking colaborativo entre empresas construtoras |
Other Titles: | Ambiente Construído |
Authors: | Costa, Dayana Bastos Formoso, Carlos Torres |
metadata.dc.creator: | Costa, Dayana Bastos Formoso, Carlos Torres |
Abstract: | Nos últimos anos, diversas iniciativas têm sido realizadas para o desenvolvimento de clubes de benchmarking e sistemas de indicadores de desempenho para benchmarking, em diferentes países. Estes clubes consistem em grupos colaborativos, nos quais diferentes empresas podem adquirir e compartilhar conhecimentos. Entretanto, ainda são escassos os estudos que discutem sob quais condições estes processos colaborativos mostram-se eficazes e os reais benefícios alcançados pelas empresas. O presente artigo tem como objetivo principal identificar os fatores-chave de sucesso para a construção de sistemas de indicadores para benchmarking por meio de processo colaborativo entre empresas construtoras. Este artigo apresenta ainda a definição de um conjunto de indicadores para benchmarking, uma estrutura para avaliação do grau de maturidade dos sistemas de indicadores das empresas construtoras participantes, assim como a identificação das melhorias implementadas nos sistemas de indicadores pelas empresas. No presente trabalho, foi utilizada a estratégia da pesquisa-ação, tendo sido realizado um estudo com um grupo de vinte empresas de construção, as quais formaram um clube de benchmarking. |
Keywords: | Medição de desempenho Benchmarking colaborativo Redes de aprendizagem Aprendizagem organizacional |
Publisher: | ANTAC |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6907 |
Issue Date: | 2011 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (MEAU) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Costa, Dayana Bastos.pdf | 181,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.