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metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Avaliação da educação superior no Brasil e Portugal homogeneização ou diferenciação?
Otros títulos : Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
Autor : Freitas, Antonio Alberto da Silva Monteiro de
metadata.dc.creator: Freitas, Antonio Alberto da Silva Monteiro de
Resumen : Sob o ponto de vista teórico há uma forte tensão entre duas tendências internacionais de avaliação: homogeneização e diferenciação, que parecem conter contradições entre si e que fazem parte dos sistemas de avaliação da Educação Superior adotados em diversos países. A compreensão da relação entre as duas tendências internacionais é muito importante, principalmente quando essa relação é analisada não só teoricamente, mas também na prática avaliativa de dois sistemas nacionais de avaliação da Educação Superior de dois países – Brasil e Portugal – que têm percorrido caminhos diferentes, mas que também têm afinidades e pontos em comum em relação a essa temática. O objetivo principal desta pesquisa é analisar e comparar os sistemas de avaliação da Educação Superior dos dois países, identificando possíveis pontos de confluência e de antagonismo, principalmente em relação às características de universalidade e especificidade das práticas avaliativas. Para fazer essa análise, optou- se pela pesquisa bibliográfica e técnica de recolha de dados empíricos de natureza qualitativa e de planejamento relativamente aberto e flexível, utilizando a entrevista semiestruturada. A população de respondentes foi construída por dezoito pessoas (nove do Brasil e nove de Portugal) e foi utilizada a metodologia de estudo de caso para estabelecer entre os dois sistemas de avaliação parâmetros de similaridades e diferenças, considerando as categorias de análise selecionadas para este fim. Os principais resultados da pesquisa revelam que a avaliação padronizada e estandardizada é que foi sendo gradualmente apontada como um instrumento importante para a implementação da agenda educacional dos dois países, em detrimento da valorização das diferenciações institucionais.
Palabras clave : Educação superior
Avaliação da educação superior
Avaliação da educação superior no Brasil
Avaliação da educação superior em Portugal
Sistemas de avaliação português e brasileiro
Estudo comparativo
Editorial : Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6900
Fecha de publicación : mar-2012
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

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