Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6820
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: O currículo de enfermagem da UFBA e o SUS
Other Titles: Revista Baiana de Enfermagem‏
Authors: Andrade, Zannis Benevides de
Costa, Heloniza O. G.
metadata.dc.creator: Andrade, Zannis Benevides de
Costa, Heloniza O. G.
Abstract: A construção do Sistema Único de Saúde (SUS), como proposto pelo movimento da Reforma Sanitária Brasileira, implica em mudança do modelo médico-assistencial, até então hegemônico, para um modelo voltado para o enfrentamento dos problemas e atendimento das necessidades de saúde da população. Tais mudanças requerem novas práticas profissionais e processos de formação profissional direcionados para o novo modelo de atenção, o que levou à indagação sobre a direcionalidade do currículo da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (EEUFBA). Este estudo tem como objetivo analisar o conteúdo e a estrutura do currículo da EEUFBA, no período de 2002 a 2007. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantiqualitativa, assumindo como dimensões de análise o conteúdo curricular e a estrutura curricular. As fontes de dados foram as grades curriculares e as ementas das disciplinas do período considerado. Os achados permitem afirmar que, até o ano de 2007, a EEUFBA mantinha o conteúdo, a estrutura e a organização do seu currículo seguindo o modelo biologicista e centrado na doença, impedindo a compreensão do ser humano na sua integralidade, isto é, a direcionalidade do currículo é para a formação de profissionais para a reprodução do modelo médico assistencial hegemônico na saúde, contrariando, inclusive, as indicações das novas diretrizes curriculares.
Keywords: Currículo de enfermagem
Modelo assistencial
SUS
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6820
Issue Date: 2011
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
4323_002.pdf562,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.