Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/6731
metadata.dc.type: Dissertação
Título : “Tem mulher, tem preventivo”: gênero, sexualidade e moralidade nos discursos e práticas preventivas do câncer do colo do útero entre mulheres de bairros populares de Salvador
Autor : Rico, Ana María
metadata.dc.creator: Rico, Ana María
Resumen : O objetivo deste trabalho foi compreender os significados e as práticas associados ao câncer cervical e ao Papanicolaou entre mulheres de bairros populares de Salvador, Bahia. Trata-se de um estudo qualitativo baseado na análise de conteúdo de entrevistas semi-estruturadas com 15 mulheres entre 24 e 68 anos. Os resultados mostram que a citologia é altamente valorizada por sua associação com o cuidado da saúde sexual em geral sem, no entanto, se sustentar no conhecimento sobre as suas funções nem sobre o CCU. Os significados e práticas das mulheres não apenas remetem à acessibilidade e à organização dos serviços como fonte dos obstáculos e facilitadores para a prevenção da doença, mas estão especialmente permeados por discursos de caráter moral relativos ao gênero e à sexualidade, no contexto geral da medicalização do corpo feminino.
Palabras clave : Câncer do Colo do Útero-Prevenção
Gênero
Sexualidade
Moralidade
Ciências Sociais
Editorial : Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva (ISC), da Universidade Federal da Bahia, como parte dos requisitos exigidos para a obtenção do grau de Mestre em Saúde Comunitária.
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/6731
Fecha de publicación : 17-sep-2012
Aparece en las colecciones: Dissertação (ISC)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Diss mestrado. Ana María Rico 2012.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.