Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5235
Tipo: Artigo de Evento
Título: As representações identitárias dos portadores da AIDS no cinema
Autor(es): Campos, Mauricio de Souza
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Autor(es): Campos, Mauricio de Souza
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Abstract: Desde 1981, quando os primeiros casos de AIDS chamaram a atenção das autoridades de Saúde Pública dos EUA até hoje, a Síndrome da Imunodeficiência percorreu uma longa trajetória. A sua história confunde-se com as ambigüidades das narrativas midiáticas que traduziam a imensa perplexidade científica diante de uma doença que não se conseguia entender ou explicar. Não seria leviano afirmar que a Indústria Hollywoodiana, embasada em tais discursos, em muito contribuiu para a construção imagética da AIDS como representação da peste; uma doença a atingir de forma punitiva o exercício do sexo e o uso de drogas. As décadas de oitenta e noventa do século XX foram bombardeadas por produções cinematográficas com enredos apelativos, misóginos, homofóbicos, heterocêntricos que ratificavam noções como as de grupo de risco e promiscuidade e criavam um elo “indissolúvel” entre estes e as orientações homoafetivas. A idéia de que a indústria cinematográfica acompanha os “gritos da Ciência”, projetando nas telas aquilo que se produz em laboratórios, cai por terra quando confrontamos o novo perfil de contaminados por HIV com os argumentos presentes em filmes hodiernos sobre o tema.
Palavras-chave: portadores da AIDS
representações identitárias
cinema
Editora / Evento / Instituição: Universidade Estadual da Bahia - UNEB
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5235
Data do documento: Set-2011
Aparece nas coleções:Trabalho Apresentado em Evento (IHAC)

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