Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5147
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Relatos de violência, concepções de violência e práticas escolares de professoras: em busca de relações |
Otros títulos : | Paidéia |
Autor : | Souza, Liliane Viana de Ristum, Marilena |
metadata.dc.creator: | Souza, Liliane Viana de Ristum, Marilena |
Resumen : | Dando continuidade a um estudo sobre concepções de violência e práticas docentes, esse estudo objetivou: analisar os relatos de episódios de violência vivenciados por professoras; relacionar os relatos ao conceito de violência dessas professoras e também às suas práticas em sala de aula e, finalmente, comparar professoras de escolas públicas e particulares quanto aos relatos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com 47 docentes de escolas públicas e particulares. Nos relatos de violência na escola, predominaram as ações violentas praticadas pelos alunos e nos relatos de violência no bairro, predominaram as ações delinqüenciais. A relação triangular entre relatos, concepções de violência e práticas docentes indicou que os relatos confirmam, em certa medida, os resultados, tanto sobre as concepções de violência como sobre as práticas docentes. Embora tenham fornecido importante quadro complementar para a compreensão da concepção de violência dos professores, os relatos foram insuficientes para abarcar todas as dimensões desse conceito. |
Palabras clave : | Violência Relatos de episódios Escola Professoras Violence Reports of events School Teachers |
Editorial : | Paidéia |
URI : | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5147 |
Fecha de publicación : | 2005 |
Aparece en las colecciones: | Artigo Publicado em Periódico (IPS) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
07.pdf | 51,95 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.