Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/5147
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Relatos de violência, concepções de violência e práticas escolares de professoras: em busca de relações
Otros títulos : Paidéia
Autor : Souza, Liliane Viana de
Ristum, Marilena
metadata.dc.creator: Souza, Liliane Viana de
Ristum, Marilena
Resumen : Dando continuidade a um estudo sobre concepções de violência e práticas docentes, esse estudo objetivou: analisar os relatos de episódios de violência vivenciados por professoras; relacionar os relatos ao conceito de violência dessas professoras e também às suas práticas em sala de aula e, finalmente, comparar professoras de escolas públicas e particulares quanto aos relatos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com 47 docentes de escolas públicas e particulares. Nos relatos de violência na escola, predominaram as ações violentas praticadas pelos alunos e nos relatos de violência no bairro, predominaram as ações delinqüenciais. A relação triangular entre relatos, concepções de violência e práticas docentes indicou que os relatos confirmam, em certa medida, os resultados, tanto sobre as concepções de violência como sobre as práticas docentes. Embora tenham fornecido importante quadro complementar para a compreensão da concepção de violência dos professores, os relatos foram insuficientes para abarcar todas as dimensões desse conceito.
Palabras clave : Violência
Relatos de episódios
Escola
Professoras
Violence
Reports of events
School
Teachers
Editorial : Paidéia
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5147
Fecha de publicación : 2005
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (IPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
07.pdf51,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.